TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção ao Uso de Drogas

Por:   •  1/6/2016  •  Abstract  •  7.357 Palavras (30 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus, pois sem ele nada disso seria possível. Agradeço também aqueles que de alguma forma contribuíram com minha formação, em especial à Steffany, Kássio, Ismael, Agildo, e Gléo. Aos meus irmãos e em especial, Sérgio e Sandra pelo apoio vestuário e logístico. A minha esposa Vanessa e a minha filha Sophia pela compreensão de minha ausência. Gostaria de agradecer também a minha tia Antônia que considero como sendo minha segunda mãe e por falar em tia não poderia de forma alguma deixar de homenagear “homenagem póstuma” minha tia Aparecida e minha mãe que era público e notório o orgulho que ambas tinham de minha pessoa, não poderia jamais decepcioná-las, isso foi fundamental para mim ir até o fim e graças a Deus vencer.

Obrigado!


Dedico este trabalho, aos meus irmãos: Sandra, Lindinei, Angela e Sérgio. Aos meus sobrinhos: Sarah, Maria Eduarda, Amanda, Mylenna e Gutemberg. Aos meus tios: Antônia, Dionísia, Sabina, Maria Aparecida e Manoel. Aos meus amigos de curso: Steffany, Kássio, Ismael, e Daniel Romano. Aos meus amigos de serviço: Gléo e Agildo. À minha esposa: Vanessa e á minha filha Sophia e a minha queria mãe.

“A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado”.

Theodore Roosevelt.

SANTOS, Antonio Rogerio dos. Prevenção ao uso indevido de drogas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – (Faculdade Anhanguera Rondonópolis), Rondonópolis, 2016.

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo esclarecer a realidade das drogas quanto a prevenção e repressão ao uso. Foi realizado uma análise sobre o combate as drogas, pois, atualmente as drogas estão invadindo cada vez mais escolas e a vida de adolescentes consequentemente a vida de seus familiares todos aqueles que estão de alguma forma envolvidos na educação. A produção de efeitos e esclarecer de forma abrangente esta problemática pois o uso indevido de drogas é um fenômeno atual da sociedade também a contribuição da mídia para a construção dessa realidade.

Palavras-chave: Drogas; Prevenção; Uso indevido.

SANTOS, Antonio Rogerio dos. Prevention of drug abuse. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Direito) – (Faculdade Anhanguera Rondonópolis), Rondonópolis, 2016.

ABSTRACT

This paper aims to clarify the reality of drugs as prevention and repression of use. an analysis on combating drugs was done because currently the drugs are encroaching more and more schools and the lives of teenagers consequently the lives of their family members all those who are somehow involved in education. The production effects and comprehensively clarify this issue as it is a current phenomenon of society also media's contribution to the construction of this reality.

Key-words: Drugs; Prevention; Misuse.


SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO ........................................................................................................................08

2. CAPÍTULO I: DROGAS LICITAS E ILICITAS, CULTURA E SOCIEDADE...................................10

      2.1 ASPECTOS SOCIOHISTORICOS DA POLITICA ANTIDROGAS .........................................10

     2.2 CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS E EFEITOS ...................................................................11

  2.2.1 Drogas Depressoras Da Atividade Mental ..................................................................13

  2.2.2 Drogas Estimulantes Da Atividade Mental .................................................................14

  2.2.3 Drogas Pertubadoras Da Atividade Mental ...............................................................15

     2.3 ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DO USO INDEVIDO DE DROGAS ...................................16

3. CAPÍTULO II: DROGAS POLITICAS PUBLICAS E LEGISLAÇÃO ............................................18

     3.1 ASPECTOS JURIDICOS DA LEI NUMERO 11.343/2006 FRENTE AO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE........................................................................................................18

4. CAPÍTULO III: PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS E ATUAÇÃO DAS ESCOLAS...20

4.1 CONCEITO BÁSICO DE PREVENÇÃO......................................................................20

4.2 ATUAÇÃO NAS ESCOLAS.......................................................................................22

4.2.1 Importância da Família na Prevenção...................................................................25

4.3 O PAPEL DO PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO......................................................27

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................................29

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................................30


1. INTRODUÇÃO

Na sociedade as substancias psicoativas se apresentam como desencadeadoras de mazelas e as vezes são de caráter irreparáveis. Para a diminuição dos danos pelo consumo dessas substancias necessita de intervenção imediata e efetiva, ocorreu uma proliferação do uso indevido com a contribuição da precariedade ao enfrentar a problemática.

As drogas invadem não apenas morros e favelas, mas também as escolas e a vida de adolescentes, as mais consumidas são os cigarros e o álcool pois são legalizadas.

 Falar mais sobre essa questão é fundamental, para obter resultados satisfatórios de acordo com a necessidade. Visando esclarecer e oportunizar participações para um melhor entendimento e as ações sociais devem priorizar as medidas preventivas no combate ao uso indevido das drogas.

A organização dos textos foi para demonstrar perspectivas consensuais e divergentes sobre essa questão, sugerir e provocar questionamentos sobre a prevenção ao uso indevido de drogas numa perspectiva educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (293.3 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com