TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios do Direito Processual Penal

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios do Direito Processual Penal

Existem alguns princípios que regem o ordenamento do direito processual penal como um todo. São Eles:

1- Verdade Real: O processo penal se baseia na verdade material enquanto processo civil se baseia na verdade formal. O Juiz não pode ser impedido, ele deve ir em busca da verdade. Isso significa que se o autor desistir do processo ele não poderá ser extinto, como acontece na área cível, vez que o bem tutelado é indisponível.

O juiz deve também buscar a verdade dos fatos para além da verdade das partes, mas sempre se limitando aos autos, vez que a verdade processual é formal, o mundo do juiz é o mundo dos autos.

2- Imparcialidade do Juiz: O juiz não pode sob nenhuma hipótese tomar partido durante o processo. Deve ser o tempo todo imparcial.

3- Juiz Natural: O juízo competente para julgar os crimes é o juiz natural. Isso significa que é vedada a criação de Tribunais de Exceção, ou seja, aqueles tribunais que são criados especialmente com o intuito de julgar determinada causa.

4- Livre Convencionamento Motivado: A decisão do juiz é livre. Obviamente de ser pautada nas provas e nos autos processuais, entretanto não é obrigado a concordar com os mesmos.

5- Publicidade: O processo se dá perante um ente Público, o Estado, sendo portanto, em regra, Público. Entretanto, em casos onde se nota a necessidade de preservar-se as partes veda-se a publicidade geral do processo, sem que isso prejudique a publicidade do mesmo para as partes.

6- Ampla Defesa: De acordo com o art 5º, LV da Carta Magna, fica determinado que todos tem direito ao contraditório e a ampla defesa. No processo penal não é diferente.

7- Isonomia: a Isonomia é um princípio que deriva da 'Ampla Defesa'. Consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade. Aplicado ao processo penal, significa que existem alguns recursos disponíveis somente a defesa e, entende-se que são válidos vez que a acusação já tem do seu lado todo o aparato estatal.

8- Iniciativa das partes: Também conhecido como inércia da jurisdição. Segundo esse princípio as partes devem provocar o juiz, pois o mesmo não pode, por si só acusar ninguém. Se o fizesse violaria o princípio da imparcialidade.

9- Direito de Recorrer: A decisão do juiz não é absoluta, isso significa que as partes têm, sempre o direito de recorrer da mesma. Lembrando que direito de recorrer não se confunde com duplo grau de jurisdição, pois as vezes o 2º grau de jurisdição já se esgotou mas ainda existe o direito de recorrer da parte.

10- Estado de Inocência: Por este princípio pressupõe-se que todos são inocentes ate sentença condenatória que prove o contrário. Além de ser inocente, deve ser tratado como inocente, nos limites de sua inocência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com