TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil Plano 9

Por:   •  3/10/2015  •  Artigo  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O tema do presente Artigo é “Paradigmas da audiência de conciliação no Juizado Especial Cível (JEC): No limiar da imparcialidade”.

Em uma lide há diferentes momentos em que há uma oportunidade ímpar de haver uma conciliação entre as partes e, essa oportunidade se for bem direcionada, entendida e aceita pelas partes encerra um conflito e traz uma satisfação jurídica para todos envolvidos na lide.

Porém, uma das principais condições para a realização de uma conciliação “justa” para as partes está na imparcialidade do condutor do processo conciliatório. Não havendo mecanismos adequados para garantir essa imparcialidade pode haver lesão a segurança jurídica e uma frágil composição do conflito.

O presente Artigo visa analisar se é possível que haja uma imparcialidade envolvida na audiência de conciliação no Juizado Especial Cível (JEC), uma vez que há o fator humano presidindo a audiência de conciliação.

Também iremos diferenciar as técnicas empregadas pelo Juiz ou Conciliador para que haja a imparcialidade na forma pela qual são conduzidas as audiências de conciliação no JEC.

Assim, clara está a relevância deste tema na medida em que atualmente  sociedade e  Estado buscam garantir formas eficazes de  composição dos conflitos, céleres e eficazes na tutela de direitos, mesmo que diferentes da tradicional sentença judicial na qual uma terceiro, estranho ao conflito, estabelece o modo composição.

Atualmente com a humanização em todos as áreas não se espera um juiz equidistante das partes e dos fatos, mas sim um juiz ou conciliador imparcial e, a dúvida sobre se há realmente essa imparcialidade e as técnicas usadas para lograr em êxito justificam os questionamentos do presente artigo.

A metodologia aplicada neste trabalho é de cunho bibliográfico, pois se baseia na pesquisa em livros, periódicos e artigos retirados da internet e, na pesquisa quantitativa através de questionário aplicado aos acadêmicos e corpo docente do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Curitiba e, da comunidade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com