TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Prevenção Ao Bullying No Ambiente Escolar

Por:   •  7/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 9

ESTÁCIO UNIJIPA - CAMPUS JI-PARANÁ

"PROJETO DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR"

Alana dos Santos Lopes

Iracilene Lopes de Souza

Raquel Trevisan

Professor Orientador Rogivan Silva

2023

Ji-Paraná/Rondônia

  1. DIAGNÓSTICO E TEORIZAÇÃO

1. Identificação das partes envolvidas e parceiros

Para a realização e o sucesso desse Projeto de Extensão dependemos em grande parte da colaboração eficaz entre as partes e parceiros envolvidos.

Equipe do Projeto - Acadêmicas: 

  • Alana dos Santos Lopes, Recursos materiais e financeiros.
  • Raquel Trevisan, Analista de Dados.
  • Iracilene Lopes de Souza, Contato com parceiros, organização geral.

Parceiros externos:

  • A Estadual de Ensino Fundamental Professora Carmem Rocha Borges é a principal parceira externa pois fornece o espaço, representada pelo seu Gestor, Erinaldo Carlos da Cunha.
  • Professora da turma Silvia Ludimila Chavez Raslan
  • Psicóloga Keveny Batista Fim

Diagnóstico:

Em visita à E.E.E.F. Professora Carmem Rocha Borges para conhecer a realidade da escola e a demanda social. A direção da escola solicitou que abordássemos o tema violência no contexto escolar, mais especificamente o Bullying. A turma escolhida para desenvolver o projeto é a do 9º ano A, funciona no período vespertino e a faixa etária dos alunos é de 13 a 17 anos. O relato dado pela escola é de constantes casos de alunos encaminhados à orientação escolar por comportamentos desrespeitosos com os professores e entre os colegas, agressões verbais rotineiras com uso de palavras de baixo calão e xingamentos, levando uma boa parte da turma ao desinteresse em participar das aulas, baixa expectativa em relação a aprendizagem devido ao ambiente turbulento e desrespeitoso.

Os resultados de pesquisas relacionadas ao nível socioeconômico dos pais indicam que muitos enfrentam dificuldades econômicas, com renda abaixo da média nacional. Observa-se que os alunos que têm uma vida familiar equilibrada tendem a ter um melhor desempenho acadêmico, enquanto aqueles com problemas familiares podem ter um aprendizado insatisfatório devido à falta de apoio e estímulos adequados.

Além disso, muitos alunos trazem consigo desafios como agressão, transtornos, deficiências, dificuldades de aprendizagem e adaptação à escola, carência afetiva e outros. A escola, reconhecendo sua inserção em um meio social mais amplo e complexo, busca fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, pois a educação é vista como uma tarefa coletiva da sociedade.

As famílias dos alunos têm diferentes configurações, incluindo casos em que as crianças vivem com avós, apenas com a mãe ou apenas com o pai. A renda familiar da maioria dos alunos corresponde a um bairro periférico, variando de um a três salários mínimos, e alguns recebem o Bolsa Família. Quanto ao nível de instrução dos pais, temos uma diversidade de contextos familiares e educacionais entre os alunos da turma em questão.

Diante dos fatos apresentados, foi elaborado um questionário para levantamento de dados sobre violência no ambiente escolar. Tabulação dos resultados:

JÁ AGREDIU UM COLEGA

4 ALUNOS

14.29%

JÁ FOI CHANTAGEADO

6 ALUNOS

21.43%

JÁ FOI AMEAÇADO

8 ALUNOS

28.57%

JÁ AMEAÇOU

9 ALUNOS

32.14%

JÁ FOI EXCLUIDO

11 ALUNOS

39.29%

JÁ FOI OFENDIDO

11 ALUNOS

39.29%

JÁ CHANTAGEOU

16 ALUNOS

57.14%

JÁ FOI AGREDIDO OU PRESENCIOU AGRESSÃO

21 ALUNOS

75%

JÁ FALOU MAL OU OFENDEU

21 ALUNOS

75%

TOTAL: 28 ALUNOS

A tabela acima nos demonstra o nível de incidência da pratica do bullying na turma do 9° ano.

2. Problemática e/ou problemas identificados

O combate ao bullying em ambiente escolar é uma preocupação crescente devido às sérias implicações que esse fenômeno tem sobre o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes. É uma forma de violência e comportamento agressivo que pode ocorrer em diversas dimensões, seja verbal, física, psicológica ou cibernética. Suas consequências podem ser devastadoras para as vítimas, levando a problemas de saúde mental, queda no desempenho acadêmico, isolamento social e, em casos extremos, até mesmo ao suicídio. Portanto, o combate ao bullying não é apenas uma questão educacional, mas também uma questão de proteção dos direitos humanos.

Os dados coletados evidenciam:

  • Conflitos entre adolescentes.
  • Agressões verbais
  • Agressões físicas
  • Ameaças
  • Importunações
  • Perseguição

Diante dos fatos apresentados cabe a nós o questionamento: de que maneira podemos intervir nessa comunidade escolar no combate ao fenômeno do bullying?

3. Demanda sociocomunitária e justificativa acadêmica

A questão identificada, que envolve o bullying, está intrinsecamente relacionada à demanda sociocomunitária de várias maneiras. Para elucidar essa conexão, é importante destacar que a identificação dessa demanda foi realizada por meio de encontros, conversas, trocas e escuta ativa da comunidade onde o projeto é desenvolvido. Isso é crucial, uma vez que a demanda sociocomunitária é, por natureza, um reflexo das necessidades e preocupações da comunidade local. Portanto, ao identificar o bullying como uma questão relevante e preocupante na comunidade, o projeto de extensão está direcionado para atender uma demanda real e atual da população que serve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com