TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Multidisciplinar

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS, NOTARIAIS E DE REGISTRO

GENILSON SOUZA FLORENTINO

        PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Linhares

2019

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que em tempos de tantos crimes, crise de valores morais e deturpação dos princípios de respeito e direito à vida, faz-se cada vez mais necessário uma justiça que possa punir os culpados, atuar na prevenção dos riscos e recuperação dos danos.

Deste modo, é importante a existência de órgãos que fiscalizem e acompanhem a gestão da justiça e a efetividade das ações realizadas nesse âmbito.

Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral: Conhecer o Conselho Nacional de Justiça e seus desdobramentos na realidade do país. Adicionalmente pretende-se entender qual a função do CNJ; compreender também como o site aborda a questão de governança em gestão de pessoas; quais os requisitos de acesso para o processo judicial eletrônico no CNJ; identificar o que é o Proname e por fim entender quais as metas estabelecidas pelo CNJ para 2019.

A metodologia utilizada para alcance dos objetivos será uma análise do site do CNJ e busca de material bibliográfico que aborda a temática.         Busca-se conciliar o conhecimento aprendido através da análise do site com as matérias estudadas ao longo do semestre, promovendo assim um conhecimento interdisciplinar, sempre tendo em vista a prática profissional.

2 DESENVOLVIMENTO

Para compreensão do tema a ser abordado, cabe inicialmente conceituar o que é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste numa instituição pública que objetiva aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, nos termos do art. 103-B da Constituição Federal. Trata-se de um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília/DF e atuação em todo o território nacional (CNJ, 2019).

Tem como missão: desenvolver políticas judiciárias que promovam a efetividade e a unidade do Poder Judiciário, orientadas para os valores de justiça e paz social. Pretende através de suas ações atribuir mais efetividade ao sistema de justiça brasileiro (CNJ, 2019).

Uma forma de acesso a esta instituição é o site, que é algo bem fácil de ser acessado, compreendido e a forma de apresentação permite fácil acesso às notícias, serviços, buscas e leva à população informações sobre programas e ações que a justiça promovem, que são direitos dos cidadãos mas que muitos desconhecem ou nunca ouviram falar.

O CNJ atua na Transparência e controle da Política Judiciária; na Gestão; na Prestação de Serviços ao Cidadão; na Moralidade e na Eficiência dos Serviços Judiciais buscando melhores práticas aceleração dos processos. Desenvolve e coordena vários programas de âmbito nacional que priorizam áreas como Gestão Institucional, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Tecnologia.

Ao analisar o site foi possível estabelecer uma relação com os conteúdos aprendidos em sala de aula na disciplina de Normas do Direito Brasileiro, em que foi explicado o que é o direito, que caracteriza-se por um conjunto de normas que conduzem a vida em sociedade; constituído por um conjunto de fontes formais do Direito, como leis, costumes e os princípios gerais. E também é dinâmico porque é mutável, acompanhando a evolução da sociedade. Nesse sentido o CNJ atua acompanhando a eficácia desse sistema e a aplicabilidade das normas, em que a principal fonte do Direito, é à leI (LENZA, 2018).

Com base no que propõe o CNJ que é acompanhar a efetividade das leis, cabe assim conceituar conforme aprendido nas aulas o que é a Lei. Trata-se de um mandamento jurídico escrito, emanada da autoridade estatal competente, que tem caráter geral e obrigatório, portanto, a todos imposta. A lei decorre de um ato do Poder Legislativo e deve expressar uma vontade da sociedade, uma finalidade social, afastando, portanto, o caráter individualista (LENZA, 2018).

A lei é fruto do processo legislativo, elaborado por um dos Poderes estatais, o qual é estabelecido pela Constituição Federal. A lei, quando publicada, torna-se de conhecimento público, obrigando a todos que estiverem sob sua égide ao seu cumprimento (LENZA, 2018).

Ainda sobre a atuação do CNJ notou-se na pesquisa que este abrange a governança em gestão de pessoas, através do acompanhamento do conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam a assegurar que as decisões e as ações relativas à gestão de pessoas estejam alinhadas às necessidades da organização, contribuindo para o alcance das suas metas. Isso se dá por meio de fóruns, discussão de temas pertinentes à gestão de pessoas, onde se promove um espaço de debate e é algo aberto à comunidade, todos os cidadãos são convidados a participarem, conhecendo as práticas de cada órgão e trocando experiências.

Outro ponto importante foi perceber a abrangência do CNJ que apesar de ter sede no distrito federal ele tem domínio sobre todas as outras unidades federativas, que são os estados. Na disciplina de Organização do Estado e Instituições Judiciárias foi possível tratar da Federação e da separação dos Poderes que foi necessário para entender assim a atuação do CNJ.  A Federação é uma união de vários Estados, cada um com sua parcela de autonomia, o Brasil é composto de vários Estados, cada qual com a sua autonomia para fazer leis, praticar atos de administração pública, autogoverno, entre outros (WILD, 2009).

Autonomia não é sinônimo de independência, ou seja, numa Federação, como é o caso do Brasil, os entes federativos são autônomos, mas não independentes. Quando se analisa o CNJ percebe-se que ele visa garantir uma função premissa básica da organização do país que é os entes federativos devem atuar conjunta e separadamente em prol da coletividade e do bem comum (WILD, 2009).

Sobre as facilidades advindas do CNJ, nota-se que no site existe o acompanhamento dos processos o através de um portal de processo judicial eletrônico, mas os requisitos para acesso dessa portal são: ou possuir uma certificação digital de advogados, magistrados, servidores ou partes que precisarem atuar nos novos processos ou um login que exige o CPF e a senha do usuário.  Neste sentido, foi possível conciliar essa ferramenta com o que aprendemos na disciplina de que nos revelou a importância de ter o domínio sobre o estudo dos atos processuais e do processo eletrônico, bem como conhecer sua condução por meio do cumprimento de prazos processuais e consequências legais do descumprimento, para assim ter uma boa atuação prática em processos judiciais (BARBOZA, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com