TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  29/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES ALVES FARIA

GRADUAÇÃO EM DIREITO

João Paulo Cavalcante Marçal

MEIO AMBIENTE DE TRABALHO E GREVE

GOIÂNIA

ABRIL DE 2016

FACULDADES ALVES FARIA

GRADUAÇÃO EM DIREITO

João Paulo Cavalcante Marçal

MEIO AMBIENTE DE TRABALHO E GREVE

Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I do Curso de Graduação em Direito das Faculdades Alves Faria, sob a orientação do Prof. Me. Aurélio Marcos Silveira Freitas.

GOIÂNIA

ABRIL DE 2016

RESUMO

MARCAL, João Paulo Cavalcante. Meio ambiente de trabalho e greve. Monografia, 2016. 10 f. - Graduação em Direito das Faculdades Alves Faria. Goiânia, 2016.

O trabalho elucida o meio ambiente de trabalho e qual a sua relação com a greve. Analisa a greve ambiental e a relação com dos direitos fundamentais, verifica todas as possibilidades de greve ambiental no Brasil e não menos importante analisa e discuti a greve ambiental dentre as classes trabalhadoras, principalmente entre aquelas que possuem impedimentos em relação a greve, como exemplo o inconformismo dos militares.

PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente de trabalho. Greve. Inconformismo militar.

SUMÁRIO

1 TEMA

Greve ambiental

2 PROBLEMATIZAÇÃO

O trabalho visa discutir a relação do meio ambiente de trabalho e a greve, como este pode ser usado para resolver possíveis problemas que ocorram naquele. A princípio devemos levar em conta que um ambiente de trabalho ruim leva a sérios problemas, que podem causar uma discórdia e levar a vontade de buscarem os direitos e até mesmo melhoras através da greve.

Para melhor especificar esta questão devemos saber que um meio ambiente saudável é uma garantia fundamental que está intimamente ligada à greve, isso porque se não é respeitada pode-se buscar a mesma através da desta.

Quanto à greve, é um direito constante em nossa Constituição federal, onde não se trata de um simples inconformismo, mas sim um direito a busca de melhorias. Resumindo é um instrumento de pressão legítima do trabalhador em busca dos seus direitos.

Um meio ambiente de trabalho que seja satisfatório deverá proporcionar ao empregado um local de trabalho adequado, que mantenha a saúde do empregado em bom estado, assim como seu bem-estar.

Então para melhor entender essa questão e relação entre os assuntos utilizaremos deste para tentar tirar uma conclusão das várias possibilidades de greve e até mesmo aquelas que acabam não sendo permitidas, como por exemplo, a dos militares, que tratam de uma exceção por terem seus trabalhos como indispensáveis a sociedade. Para tanto tentaremos demonstrar que tanto a greve quanto um meio ambiente de trabalho é um direito fundamental de todo cidadão e quando este não é respeitado que aquele possa resolver tal problema, claro sempre dentro dos limites da lei.

Por fim fica uma pergunta: Todos os cidadãos podem utilizar da greve para resolver problemas trabalhistas? Os militares podem expor seu inconformismo?

3 JUSTIFICATIVA

A greve é sem sombra de dúvidas um tema de bastante contradição, muitas vezes não somente em relação a sua legitimidade, mas também sobre os seus efeitos e alcance. A verdade é que relacionar meio ambiente de trabalho e greve é algo recente em nosso direito, e bem a realidade, muitos só conhecem a greve tradicional em nosso ordenamento.

Precisamos entender que tratar do meio ambiente de trabalho é relacioná-lo imediatamente a princípios fundamentais que já temos em nosso ordenamento jurídico, isso porque o mesmo hoje se tornou um direito básico, em que todo cidadão deverá buscar. O tema, portanto, tem ampla discussão tanto quanto sua relevância social, quanto econômica.

Pensando na relevância social que se tem com a greve, a mesma deve ser estudada com muito cuidado, pois a mesma, apesar de ser um direito dos trabalhadores, pode ser considerada abusiva pelo próprio direito. É confuso se pensar desta forma, mas a greve possui limites dentro de sua própria lei, que se ultrapassada pode ser considerada ilegítima. O fato é que apesar de poder ajudar a classe trabalhadora da sociedade, a mesma pode trazer sérios problemas a classe empresária, com consequentes problemas econômicos a toda uma sociedade. Portanto, uma greve, sendo ela legítima ou não, ela sempre toca uma sociedade em seu todo, seja pelos serviços interrompidos, seja pela economia afetada.

O grande objetivo deste trabalho é desvendar os entraves da greve ambiental, e todas suas peculiaridades, fazendo um estudo até mesmo do seu alcance, visto que quanto a greve tradicional, como já sabemos, existem casos de greves que são ilegítimas apenas pela classe trabalhadora que está envolvida, pelo fato de serem serviços indispensáveis. O exemplo mais conhecido é o dos militares, que aqui será estudado com ênfase.

Quanto ao ambiente de trabalho, pensá-lo assim é concepção muito nova no nosso direito, que estuda também vários outros ambientes, tendo como exemplos ambientes natural, ambiente arqueológico e ambiente religioso. Mas qual seria a diferença entre greve ambiental e greve tradicional?

De acordo com o pensamento de Nascimento (2009, p. 1318-1319), a greve tradicional é um direito individual, de cada cidadão, mas que para ser exercido é preciso de uma coletividade como um meio de defesa próprio de todos, para que assim consiga obter o resultado final, que são os objetivos da greve, quando os mesmos não são alcançados por leis já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com