TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE DIREITO

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA:

A ENERGIA SOLAR

CIDADE

2015


...

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA:

A ENERGIA SOLAR

Projeto apresentado ao Curso de Direito como requisito à disciplina de Metodologia Cientifica do primeiro período.

Orientadora: Ma.

CIDADE

2015

SUMÁRIO

1- TEMA        4

2- TITULO         4

3- PROBLEMAS        4

4- JUSTIFICATIVA / INTRODUÇÃO        4

5- OBJETIVOS        5

5.1- OBJETIVOS GERAIS        5

5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

6- METODOLOGIA        6

7- CRONOGRAMA SEMESTRAL 2015/1        6

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


  1. 1- TEMA

Fontes  Energéticas.

  1. 2- TITULO

Fontes renováveis de energia elétrica: a energia solar.

  1. 3- PROBLEMAS

Preservação do Meio Ambiente pode andar junto com o desenvolvimento na qualidade de vida?

É difícil para nós brasileiros acharmos saída com fontes energéticas renováveis e sustentáveis sem agredir o Meio Ambiente?

  1. 4- JUSTIFICATIVA / INTRODUÇÃO

A energia elétrica é extremamente necessária para crescimento e desenvolvimento dos países e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população. Quanto maior o desenvolvimento do país, maior é a produção de energia. Contudo, é necessária a preservação do meio ambiente, utilizando de forma sustentável os recursos naturais.

No Brasil é utilizado em grande escala energia oriunda das usinas hidrelétricas, aproximadamente 95%, porque nosso país possui grandes mananciais de água. Porém, estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande deficit na oferta de energia elétrica e a população já passou por alguns “apagões”. Assim, o fato de nossa matriz de eletricidade ser predominantemente renovável não significa que ela seja sustentável. Grandes projetos hidrelétricos, como as usinas em construção e projetadas para a Amazônia, provocam grandes impactos socioambientais. 

A diversificação de fontes de energia contribui para a segurança energética do país, para atender as nossas demandas de eletricidade sem riscos. Dessa forma, o fomento a estas fontes provocaria o desenvolvimento de suas cadeias produtivas, o que gera novos empregos e pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologia no país, o que é altamente estratégico em tempos de busca pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento econômico baseado em baixas emissões de carbono.

Sendo o Brasil um país de clima tropical, favorece a produção de energia solar. Com isso não seria necessário o racionamento de energia elétrica na época da seca, tampouco o aumento considerável nas contas dos usuários, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das usinas hidroelétricas e consequente baixa produção. A implantação de placas fotovoltaicas e/ou fotoelétricas torna-se um meio sustentável de produção de energia. Com a implantação de placas fotoelétricas ou fotovoltaicas é preciso fazer vários estudos a respeito, para sabermos se não produz nenhum efeito negativo ao meio ambiente ou se os que produzem são mínimos e podem ser desprezados.

Em relação aos custos, para analisar a relação custo/benefício da implantação residencial, é necessário fazer uma pesquisa de mercado com os preços, bem como o custo mensal gasto pelos consumidores de energia elétrica e ainda a economia a cada mês. Considerando os grandes benefícios ao país, seja na demanda de produção das hidrelétricas, seja na redução de danos ao ambiente, também deve-se estudar formas de subsídios pelo Governo, seja com redução de impostos ou facilitação do financiamento.

  1. 5- OBJETIVOS

No processo de desenvolvimento da pesquisa pretende-se alcançar os seguintes objetivos:

  1. 5.1- OBJETIVOS GERAIS

Descrever os processos de diversas fontes de energia em contexto mundial dando ênfase a análise crítica e científica do processo de utilização. Em principal do uso da fonte renovável e natural da energia gerada através da luz natural (solar). Conforme questionamentos gerados, sendo analisado com grande importância em torno da necessidade de subsídio do governo para a sociedade em geral mostrando ser a energia solar um fator de custo benefício de amplos rendimentos.

  1. 5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Detectar, analisar e representar os reflexos gerados em toda comunidade a partir da preservação do meio ambiente ao utilizar a energia solar e não as atuais fontes principais de energia mundiais sendo elas as usinas hidrelétricas e as usinas nucleares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com