TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  5/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

NOTAS SOBRE A ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA.

Profa. Daniela Madruga

  1. CAPA

O que contém: Nome do autor, instituição à qual o trabalho é submetido, título, subtítulo se houver, local de publicação e ano.

  1. FOLHA DE ROSTO

O que contém: Nome do autor, instituição à qual o trabalho é submetido, título, subtítulo se houver, nome do orientador, referência quanto ao título que se pretende galgar “especialista, mestre, doutor”, local de publicação e ano.

  1. SUMÁRIO

O que contém: o esquadrinhamento das partes do projeto e suas respectivas páginas

  1. INTRODUÇÃO

O que contém:

1. Apresentação do texto e relato das partes que o constituem. A introdução deve ser capaz de informar de maneira eficaz e concisa o que é o projeto, o leitor deve ser capaz de, uma vez lida a introdução, poder entender a proposta da pesquisa e qual a finalidade do texto que ele têm em mãos.

2. As respostas das seguintes questões: 

“O que é”, “sobre o que é”, “com o que vai se trabalhar?”, “o que espera-se concluir ou descobrir?”, “Por que é importante estudar o assunto?”, “qual a sua futura contribuição em relação aos trabalhos já realizados?”, “Vai preencher que lacuna?”.

Observação 1: A introdução deve ser capaz de informar de maneira eficaz e concisa o que é o projeto, o leitor deve ser capaz de, uma vez lida a introdução, poder entender a proposta da pesquisa

Observação 2: É a última parte a ser escrita pois nada mais é do que um resumo do projeto enfatizando informações básicas. Como foi colocado, o leitor precisa ser capaz de saber o que você vai fazer com a leitura da introdução

Procure utilizar frases como “este projeto tem como objetivo estudar...” , ou “esta pesquisa se propõe a analisar...”.

5. JUSTIFICATIVA

O que contém:

  • Relevância científica e acadêmica: ressaltar a importância teórica, metodológica ou empírica. Por que do ponto de vista acadêmico é importante estudar o que você quer? O seu tema é muito ou pouco estudado? A metodologia que você escolheu é importante mas pouco utilizada na sua área? Utilize frases como “Nossa pesquisa pretende contribuir para a revisão / problematização/ questionamento das abordagens atuais sobre....”

  •  Relevância social: a contribuição da sua pesquisa para a sociedade. Como o seu tema de estudo relaciona-se como com as questões sociais do seu tempo? Você vai contribuir para transformar o quê?

  • Interesse pessoal: o que determinou a escolha pessoal? Qual a relação do tema com as experiências pessoais, acadêmicas, ou profissionais anteriores? Por que este tema lhe chamou atenção?
  • Viabilidade: ressaltar que seu trabalho pode ser desenvolvido com o tempo e os recursos que você dispõe.

6. DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

O que contém:

  • Revisão bibliográfica: discussão do “estado atual da questão”, ou seja, quem cronologicamente escreveu sobre o tema? Como cada um escreveu e qual a contribuição de cada um? Explicitar o que o seu trabalho traz de original. Utilize frases como “vários pesquisadores têm trazido contribuições ao debate sobre ...”, “Destacamos as vertentes interpretativas representadas pelos trabalhos de...”, “Os trabalhos mais recentes de Fulano e Beltrano, trouxeram novas perspectivas ao demonstrarem que....”, “Nesta perspectiva, autores como...”, “compartilhamos a perspectiva, ou compreensão dos autores ou do autor...”

  • Exposição teórica e conceitual: expor os conceitos e teorias que fornecem embasamento para a pesquisa. Consiste na discussão das formulações teóricas dos principais autores escolhidos pelo pesquisador para analisar a área em estudo. Pode ser fundida com a revisão bibliográfica. Utilizar frases como: “neste projeto utilizaremos o conceito, ou a teoria de Fulano...”

  • Delimitação do problema e do tema: operar o recorte temático, temporal, espacial. Esclarecer o problema que se pretende responder com a pesquisa.
  • Hipóteses: evidenciar as afirmações que dirigem o andamento da pesquisa. Uma hipótese é uma questão norteadora, uma espécie de resposta prévia sobre como as varáveis da pesquisa devem se relacionar.

7. OBJETIVOS

O que contém:

7.1 Geral: evidenciar em uma frase sintética o alvo maior do trabalho. Reflita onde você pretende chegar? Para quê será feita a pesquisa? Trata-se de descrever com clareza e precisão o objetivo do trabalho. Exercite o poder de síntese e use verbos de ação no infinitivo como compreender, analisar, demonstrar, relacionar, descobrir, verificar.

7.2 Específicos: desmembrar o objetivo geral em pelo menos dois ou três objetivos específicos. Se no Geral você pode “viajar”, nos específicos você precisa colocar alvos mais palpáveis. Coloque o que você precisa fazer para cumprir o objetivo geral. Por exemplo, se o objetivo geral é compreender X e para compreender X eu preciso analisar Z,W e Y, os três objetivos específicos seriam as análises de Z, W e Y.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (347 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com