TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade industrial

Por:   •  4/4/2015  •  Artigo  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

PROPRIEDADE INDUSTRIAL - MARCAS E PATENTES Esta matéria é muito importante dentro do direito empresarial? Vamos trazer nesta atividade sobre a propriedade industrial e sobre as marcas. Vamos pesquisar nos exemplos trazer casos atuais.

Em uma sociedade que pode ser descrita como sendo saturadas com uma grande quantidade de informação, reformas tecnológicas podem progredir rapidamente. Hoje, esse progresso envolve uma sociedade internacional, e nos últimos anos, este progresso tem sido baseado no que é conhecido como direitos de propriedade intelectual, tais como direitos de patente, direitos de marca, informações comerciais confidenciais, direitos autorais e outros direitos relativos à propriedade intelectual (conhecido como direitos de propriedade intelectual). Questões de propriedade intelectual pode causar uma série de problemas que têm atraído muito interesse na sociedade atual.

Para começar, a propriedade intelectual representa uma indicação apontando tendências gerais em matéria de técnicas de criatividade e de gestão humana. Em termos concretos, isto significa que os resultados das atividades intelectuais de pessoas estão representados não só por ideias originais e criativas (invenções) ou (modelos de utilidade), projetos originais (projetos), mas também por música, novelas, pinturas ou "obras” semelhantes. Estes trabalhos são protegidos por leis, como a lei de patentes, lei de modelo de utilidade, a lei design, e da lei de direitos autorais. Por outro lado, “nomes comerciais ou marcas”, que representam uma indicação de atividades de negócios são nomes usados para a condução de um negócio. Estas marcas são nomes criados pelo usuário para indicar que tipo de produtos ou serviços pode ser prestado sob o nome de “marca" (também chamado de marca). Os nomes comerciais também estão protegidos por leis comerciais e leis de marca registrada. As (estritamente definidas) os direitos que têm por base esses direitos de propriedade industrial, tais como leis de marcas comerciais, o que representa uma indicação de um negócio, ou direitos de design, direitos de modelo de utilidade, e os direitos de patente, são o resultado de atividades intelectuais nas esferas industriais, enquanto autor se refere a atividades no âmbito cultural.

Direito Industrial através de Marcas e Patentes cuida, defende e protege os interesses dos empresários, e todas suas novas criações. Patente é o documento que concede exclusividade para utilizar como quiser sua invenção.

Exemplos de marca: Amil serviços médicos, Nestlé- Alimentos.

O direito a patente é reconhecido no Brasil pela Lei de Propriedade Industrial:

A lei nº 9279/96, em vigor desde 15 de maio 1997 e regula direitos e obrigações relativos a propriedade industrial.

Existem três tipos de patentes que são utilizadas pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) Para registro:

 Patente de invenção (PI): produtos ou processos que atendam aos requisitos de Atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito. Ex: um novo tipo de máquina de lavar roupa

 Modelo de Utilidade (MU): Objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com