TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Tecnologia E Ferramentas De Gestao

Trabalho Universitário: Questionario Tecnologia E Ferramentas De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

Por que o conhecimento é tão importante dentro das empresas contemporâneas?

O desafio é fazer que as empresas tivessem capacidade de se organizarem e se adaptarem as mudanças do mercado cada vez mais complexo dinâmico e turbulento.

A empresa precisa adotar uma estrutura flexível, para que respostas imediatas às necessidades e desejos dos clientes, a empresa precisa se estruturar de forma que a qualquer momento ela esteja apta a mudar. Mas para que isso aconteça, é necessário que as pessoas que fazem parte desta organização, tenham condições de continuamente aprender, seja sobre o mercado, a empresa, ou sua profissão, para assim adquirir a capacidade de se auto gerenciar, tornando-se responsável pelo desenvolvimento da empresa em que trabalha e pelo seu próprio grupo.

Cite pelo menos três características de um gestor organizacional.

Atitude interativa ter adequado relacionamento com as pessoas, saber desenvolver clima de confiança, ter alma de negócios, saber trabalhar com erros, saber trabalhar em equipe, trabalha com otimismo e realismo.

Qual é o papel do consultor nas empresas contemporâneas?

Um consultor é aquele que entende muito do que faz na prática e na teoria. É um profissional pesquisador que desenvolve e cria, conforme o seu "know how", ferramentas em sua área de atuação, por isso tem diferencial e principalmente valor. Um bom consultor é um ser criativo, inovador, reúne domínio profissional à escolaridade e tem a capacidade de ouvir o cliente.

Um consultor experiente ouve o que o cliente pretende fazer e já nesta primeira reunião é honesto em dizer se é possível ou não realizar o que está na cabeça do cliente. Muitas vezes o cliente solicita algo inviável, porém o mais comum é o cliente não ter a exatidão daquilo que quer. Normalmente há um problema a resolver, sem saber como fazê-lo. Na área de sistemas, por exemplo, o cliente normalmente procura agilizar um processo e busca a solução na contratação de uma consultoria especializada.

Indique as diferenças de atuação entre consultor e gestor organizacional.

Consultor Gestor

Processo Constitui um conjunto de atividades, estruturadas redirecionadas para um fim. O gestor está envolvido com as atividades do cotidiano da empresa. Sua ação é quase desordenada, bem diferente do trabalho do consultor, quase sempre específico e definido no tempo.

Interatividade O consultor precisa trabalhar em parceria com a empresa que será objeto de estudo e diagnóstico. A interatividade confunde-se nação gestor e consultor, pois ambos devem atuar em parceria constante.

Agente (externo) de mudanças O consultor enxerga a empresa de outro ângulo, o que facilita a identificação de disfunções. O consultor é contratado para avaliara situação da empresa e transformá-la. O gestor é um agente interno de mudanças. Apresenta dificuldades no auxílio à gestão da organização por estar muito envolvido com o dia-a-dia da organização.

Quais as vantagens e desvantagens de ser um consultor?

Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho.

Por outro lado, o consultor interno carece de atualização prática. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas ideias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

Qual impotancia da qualidade no atual cenario economico?

Introdução Como a evolução dos negócios e o aumento da concorrência, que vem obrigando organizações a se preocuparem cada vez mais com a produção de seus produtos e serviços, gerando uma constante busca na melhoria da qualidade. Com isso mostra e faz que a importância da qualidade seja cada vez mais trabalhada no ambito dos cursos universitários, das organização e também disponibilizada em vários meios literários. A importância da qualidade pode ser trabalhanda de muitas formas, isso dependerá do objetivo estratégico de cada organização.

Faça um breve resumo da evoluçao da qualidade ao longo da historia.

Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou espiritual. A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral. No final do 2º. milênio vivemos o cenário da busca da Qualidade Total nas empresas como fator de sobrevivência e competitividade. Hoje, nos primeiros passos do 3º. Milênio, para melhor compreender a evolução do conceito Qualidade é importante analisarmos "de onde viemos", a fim de entendermos "onde estamos", para então sabermos, "para onde estamos indo" na trilha de evolução da Qualidade no mundo.

Cite os principais gurus e suas principais contribuiçoes para evolução dos sistemas de qualidade.

Juran e Deming foram os dois pioneiros do movimento da qualidade. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com