TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Humanidades

Por:   •  14/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DA MATÉRIA DE HUMANIDADE

1. A liberdade humana e a violência social

        Liberdade garante ao ser humano o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a sua própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão, onde ele tem a tranquilidade de produzir ideias e pensamentos sem ser condenado ou proibido de as ter. O grande problema da liberdade é que ela não tem um controle automático em que o ser humano possa acionar e não permitir que ele passe por cima da liberdade do outro.  A violência engloba tudo o que diz respeito à liberdade do outro; existem diversos tipos, como a violência contra a mulher, o abuso sexual, violência física, psíquica, social, contra animais, patrimonial, moral, institucional, jurídica, social, bárbara, por conflitos estruturais, etc. A violência social é um fato universal que ronda todas as organizações societárias, e é gerada pela fonte da marginalidade social, consequência de diversos fatores que envolvem as relações sociais e de poder.  A violência social está em toda parte, todo cidadão de alguma forma esta vulnerável a vivencia-la de forma direita ou indireta, que, atualmente caminha a passos largos, tornando-se quase incontrolável. A violência social é definida por diferentes contornos como guerras, terrorismo, ausência de cuidados com doentes em instituições hospitalares, entre outros contextos. E podemos englobar esse tipo de violência como uma mal que ocorra numa dimensão maior do que a causadas em um único indivíduo, que cause um transtorno para toda a sociedade.

2. A liberdade humana e o mundo tecnológico

        Uma nova era que estamos vivendo é a era digital, em que praticamente todos os seres humanos possuem redes sociais e acesso a informações de todo o mundo. Junto com todas as facilidades que chegaram com essa tecnologia devemos lembrar também dos malefícios que acompanharam e vieram a tona com essas ferramentas. A tecnologia criou diversos canais em que pessoas podem usar seu livre arbitrio para ler, opinar, discutir e cometer crimes, sim, crimes contra a liberdade de outras pessoas. Extrapolando sua liberdade de expressão ofendendo gravemente a liberdade de outros usuários que possuem os mesmos direitos, mas sem ofensas a outro.

A tecnologia ligou varias pontos do mundo, seja elas geográficas, de cunho social, de raça, credos. Hoje, você pode ser uma pessoa esclarecida em todas essas aréas apenas usando a internet, então não justifica o ser humano utiliza-la de forma incorreta, implantando odio e discriminação por culturas diferentes. Logo podemos observar que a tecnologia serviu para unir conhecimentos distintos de diversas partes do mundo e em contra partida ampliou a zona de impacto de comentários e atitudes infelizes de pessoas que não estão ainda aptas a viver em sociedade, respeitando regras, e sendo livres na mesma dosagem dos que os rodeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com