TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões referente ao livro "Antígona"

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  5.148 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre o livro "Antígona"

A. Sobre qual conflito versa a obra de Sófocles?

Conforme o livro Antígone de Sófocles, o conflito se dá mediante a uma discussão sobre a efetividade dos valores do direito natural e positivo. A obra gira em torno da vontade de Antígone de enterrar um de seus irmãos que lutou contra Creonte, o monarca da época, e por isso foi privado de receber um final digno na visão de sua irmã.

B. Qual é a Lei certa, a Lei justa para ser seguida? É possível viver com ética e ser submisso às normas?

De acordo com a premissa ética e moral, é possível afirmar que a lei positivada é a lei justa a ser seguida. É possível ser submisso as normas e ser ético, porém para Antígone não é moralmente correto deixar de enterrar o irmão.

C. Quais os valores insertes no drama?

A obra introduz valores opostos como obediência e desobediência ao tirano, moral e ética no quesito natural e positivo. Há claramente uma divergência entre os pontos principais, o fato é desafiar um executor da lei maior e se apoiar em uma lei totalmente natural e divina levando à personagem introduzir vários caminhos valorativos diante a obra criando assim uma comunhão de ideologias e preceitos sociais e morais.

D. Qual a moral da peça, no tocante à sociedade?

A moral da peça nos revela, no tocante à sociedade, que os ideais podem ser concretizados a partir do momento em que um ato epifânico ocorre e mostra ao governante o querer do povo.

E. Ao final, quem vence, o direito natural ou o direito positivo?

O direito positivado venceu, mesmo que o direito natural tenha mostrado seus efeitos. Ao final da vontade do soberano, que tinha o poder (kratos), é o que impera mesmo que haja o arrependimento pela morte de seus entes queridos, por serem contrários à sua ordem. O direito natural ocorre, entretanto, é submerso pelo direito positivado.

F. Apresente uma situação social atual onde o drama de Sófocles assemelha-se. (Situação da sociedade brasileira ou mundial, atual, em que se percebe a presença do mesmo tipo de conflito entre direito natural e direito positivo).

Desde sempre o conflito entre o direito natural e positivo existem, consequentemente são vistos e relacionados com uniões homoafetivas, em nosso país o direito de casais homossexuais é limitado, percebe-se que a adoção pelos mesmos é proibida e na concepção de alguns, imoral. Entretanto esse tema é discutido e defendido por cidadãos que são a favor da causa, claramente há divergência entre o direito natural e positivo no âmbito desse assunto.

G. Questão Analítica: Desenvolver uma análise crítica acerca do texto abaixo.

“A igualdade em relação ao Estado, pelo que, independentemente das atitudes cometidas por Polínices, seria naturalmente justo – direito natural – conceder-lhe sepultura, o caráter de justeza poderia aliar-se àquilo que entendemos por igualdade nos dias atuais, e ainda, se pensarmos que os Direitos Humanos nos servem como forma de defender o indivíduo face aos arrombos do Estado, realmente não poderíamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com