TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre recursos humanos

Por:   •  19/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Dona Armênia ingressou com uma demanda perante o Banco B visando receber uma indenização por danos morais, tendo em vista a negativação indevida de seu nome. Ocorreu que o juiz de primeira instância entendeu tratar-se de mero aborrecimento, e não configurando o dano moral não concedeu à autora a pretendida indenização. O advogado de Dona Armênia certo da reversão do julgamento da demanda propõe a ela que recorra em sede de apelação, toda via, Dona Armênia cansada da batalha judicial sinaliza inequivocamente se advogado que não quer recorrer. Furioso, o advogado dela informa que ela não tem escolha, e, portanto, é obrigada a recorrer, indignada com tais fatos ela procura seus serviços a fim de esclarecer os fatos. Diante disso orienta de forma fundamentada Dona Armênia sobre a obrigatoriedade da interposição de um recurso juntando ainda ao menos um julgamento sobre o tema.

          Um dos princípios do recurso é a voluntariedade, ou seja, recorrer é um ato voluntário e não obrigatório. Sendo assim, o CPC garante às partes o direito a recorrer para que aquele que sentir-se lesado, possa pedir uma nova chance à justiça.

          Cabe à parte que se sentir injustiçada por meio de seu advogado, entrar com recurso. Todavia, o advogado não pode em hipótese alguma querer obrigar seu cliente a recorrer com a ação; afinal o Código Civil garante que ninguém poderá pedir pelo direito de outrem.

          No caso em questão, dona Armênia não tem com o que se preocupar, pois a mesma está amparada pela lei, que diz que ela não é obrigada a recorrer. Ela, pessoa física de direito privado é a parte dentro do processo que tem o poder de decidir se quer recorrer; caso não queira, o processo dá-se por encerrado.

JURISPRUDÊNCIA:

Interposição de... TJ-MS - Habeas Corpus HC 4042 MS 2003.004042-0 (TJ-MS)

Data de publicação: 16/06/2003

Ementa: HABEAS CORPUS - FURTO QUALIFICADO - CONDENAÇÃO - ALEGAÇÃO DE NULIDADE PROCESSUAL - VÍCIO DE CITAÇÃO - DECRETAÇÃO DE REVELIA E CITAÇÃO EDITALÍCIA QUANDO EXISTIA ENDEREÇO CERTO NOS AUTOS - NÃO OCORRÊNCIA - PACIENTE QUE SE MUDOU DIVERSAS VEZES SEM A DEVIDA COMUNICAÇÃO AO JUÍZO - CITAÇÃO EDITALÍCIA FORMALMENTE VÁLIDA - ALEGADO CERCEAMENTO DE DEFESA VISTO QUE O DEFENSOR NÃO APELOU DA SENTENÇA - INEXISTÊNCIA - NÃO OBRIGATORIEDADE DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO - PRETENDIDA ALTERAÇÃO DE REGIME PRISIONAL - INEXISTÊNCIA DE ILEGALIDADE - PACIENTE QUE É REINCIDENTE ESPECÍFICA - REGIME MAIS GRAVOSO DEVIDAMENTE FUNDAMENTADO - ORDEM DENEGADA.

Houve a negação do pedido por parte do juiz, e a parte que pediu não recorreu.

  1. Discorra acerca dos princípios norteadores dos recursos, fundamentando      quando houver sua existência na legislação pátria bem como juntando jurisprudências a respeito de ao menos 2 princípios.

São princípios norteadores dos recursos:

  1. DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO: Permite que a parte vencida ou prejudicada possa ter uma nova apreciação da questão que foi decidida.

JURISPRUDÊNCIA:

Processo Resp. 1456189 PE 2013/0158748-7

Órgão Julgador: T6 - SEXTA TURMA

Publicação: DJe 25/02/2015

Julgamento: 12 de Fevereiro de 2015

Relator: Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA

RECURSO ESPECIAL. PROCESSO PENAL. IMPEDIMENTO. ART. 252III, DO CPP. JUIZ QUE FUNCIONOU EM OUTRA INSTÂNCIA. GARANTIA DOS PRINCÍPIOS DA IMPARCIALIDADE E DO DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO.

1. Nos termos do artigo 252III, do Código de Processo Penal, ocorre impedimento nos casos em que o juiz já tenha se manifestado, em outra instância, sobre a mesma questão de fato ou de direito.

2. O magistrado que participou do recebimento da denúncia na condição de Desembargador Federal Convocado perante a Corte Regional em face de prerrogativa de foro fica impedido de julgar a ação penal após a remessa ao primeiro grau em virtude da perda do cargo, por força da garantia dos princípios da imparcialidade e do duplo grau de jurisdição.

3. Recurso provido.

  1. Taxatividade: todos os recursos para que possam existir devem estar expressos em lei.
  1. UNIRRECORRIBILIDADE OU SINGULARIDADE: Embora existam situações em que é cabível mais de um recurso para a mesma situação/decisão, não é possível que os mesmos sejam utilizados simultaneamente.

JURISPRUDÊNCIA:

Processo: Ag-RR 17428420115020037

Órgão Julgador: 1ª Turma

Publicação: DEJT 12/06/2015

Julgamento: 10 de Junho de 2015

Relator: Lelio Bentes Corrêa

Ementa

AGRAVO. RECURSO DE REVISTA. PRINCÍPIO DA UNIRRECORRIBILIDADE.

1. Não merece provimento o agravo quando as razões aduzidas não se revelam suficientes a ilidir os fundamentos expendidos na decisão monocrática agravada.

2. Em observância ao princípio da unirrecorribilidade recursal, somente se admite, em regra, a interposição de um recurso para impugnar a mesma decisão. Assim, evidenciada a veiculação de dois recursos de revista contra a mesma decisão, revela-se prejudicado o exame do segundo apelo.

3. Agravo a que se nega provimento.

  1. ADEQUAÇÃO: o recurso manejado pela parte deve ser o recurso indicado pelo ordenamento jurídico.
  1. FUNGIBILIDADE: quando há um erro escusável sobre qual o recurso cabível, mas com a matéria correta, o julgador pode receber o recurso inadequado como se fosse o certo.

f) VEDAÇÃO À “REFORMATIO IN PEJUS”: quando uma das partes recorre da decisão interlocutória ou sentença, o julgamento do recurso não pode prejudicar o recorrente no sentido de colocá-lo em situação de desvantagem em relação ao estado em que se encontrava anteriormente.

  1. Diferencie peremptoriedade de renunciabilidade, justificando tais institutos na teoria geral dos recursos.

          Peremptoriedade é quando não pode mais recorrer, quando se da interposto o recurso onde a parte se manifesta com sentido de que não pretende seu prosseguimento, isso pode ocorrer em qualquer tempo.

          Renunciabilidade a renuncia se da antes da interposição do recurso, onde a parte abre mão do recurso, pode ser manifestada por petição ou na audiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com