TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RAIZES FILOSOFICAS DA HERMENEUTICA

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

RAÍZES FILOSÓFICAS DA HERMENÊUTICA JURÍDICA.

É uma proposta para reunir problemas da prática da interpretação.

A concepção hermenêutica traz alternativas menos cientificas e mais históricas, para que as próximas gerações aprendam apenas um direito.

No início do mundo moderno, a hermenêutica era ligada as técnicas de Leitura que ajudaram a compreender obras clássicas e religiosas. O horizonte hermenêutico é algo com mais fundamento.

A leitura de um texto é a forma de interagir com o autor e descobrir o que realmente a intenção original. Com os escritos de Schleiermarcher seria necessário que o interprete observasse as circunstâncias que influenciaram para a elaboração de um texto. A hermenêutica passou a ser a arte de compreender uma expressão linguística.

Com a obra de Wilhelm Dilthey, a hermenêutica adquire conhecimento para apreender a cultura.

Coloca a tarefa interpretativa no plano histórico, propondo explicação e compreensão.

A compressão é algo que vai de cada um pois deve ser compreendida e não comparado.

A hermenêutica moderna encontra fundamentos na historicidade.

Dois objetivos em Dilthey: primeiro focar o problema da interpretação em um objeto com um regulamento fixo, duradouro e objetivo; segundo, o objeto apelava claramente para modos históricos de compreensão só podendo ser compreendido por uma referência pessoal.

Depois do início do século XX, afirmou que a hermenêutica radicada na existência, a compreensão passou a ser visualizada como um prolongamento essencial da existência humana.

Com Heidegger, a busca hermenêutica considera menos a relação do interprete com o outro do que a relação que o hermeneuta estabelece com sua própria situação no mundo, assim rompendo o dualismo sujeito-objeto.

Para Gadamer, a interpretação antes de ser método é uma expressão da situação do homem. Quando há interpretação de uma obra já está situado no horizonte aberto pela obra. O significado emerge à medida que o texto e o interprete envolvem-se na dialética de um permanente dialogo.

Ricoeur procura mostrar um modelo dialético que enlace a verdade como desvelamentoe a exigência crítica. Segundo Ricoeur, a interpretação de texto abre novas dimensões do ser no mundo revelando o novo horizonte para a experiência humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com