TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA INGLESA

Por:   •  6/8/2018  •  Dissertação  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  2.894 Visualizações

Página 1 de 10

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

 REMO JESUS DA SILVA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA INGLESA

RIO DE JANEIRO

2018

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 3]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

REMO JESUS DA SILVA SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA INGLESA

 

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado da Língua Inglesa.

RIO DE JANEIRO-RJ

2018[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        3

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA ESTRANGEIRA)        4

3 OBSERVAÇÃO        5

4 REGÊNCIA        6

5 Considerações finais        7

6 REFERÊNCIAS        8

7 APÊNDICES        9

1 INTRODUÇÃO[pic 7]

De acordo com o parecer CNE/CP Nº 28/2001, o estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do formando seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades de sua área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.

Buscarei neste trabalho falar sobre as experiências que tive no Estágio Supervisionado da Língua Inglesa. Momento importante da minha carreira na área de educação como futuro agente de transformação social e, destarte, irei procurar falar sobre a prática do estágio e assim como seu propósito na formação do docente. Para os alunos dos cursos de licenciatura, estar em sala de aula e acompanhar de perto a realidade escolar são partes fundamentais da formação, que se tornaria incompleta sem essa prática adquirida no estágio.

A primeira etapa do estágio supervisionado, requisito para a obtenção do grau em Letras – Português pela UNICESUMAR, é o que pretendo abordar neste relato, consistindo em uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa – Ensino Médio. A segunda e terceira etapa trata-se do período de observação e regência em sala de aula na Escola Nossa Senhora da Ajuda, no Ensino Médio, onde relato a experiência de regência que tive até o mês de junho, onde finalizo com minha conclusão sobre o trabalho realizado e suas referências, além de publicar o plano de aula que fiz.

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA ESTRANGEIRA)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais na sua parte II, que tratam da Língua Estrangeira no ensino médio, trazem orientações imprescindíveis aos docentes. Os PCN’s reconhecem fatores que comprometem o ensino aprendizagem das línguas estrangeiras e que precisam ser reformulados como: o tempo dedicado à língua ser reduzido, falta de profissionais competentes no mercado, desmotivação dos alunos, entre outros.

É cativante ver que o documento reconhece a importância da língua como meio de comunicação, e que não deve ser tratada com memorização de regras. Contudo, não sei se na prática isso é efetuado, uma vez que os PCN’s são um norteamento e não necessariamente obrigatórios.

Os PCN’s reconhecem a importância do inglês e espanhol no mundo profissional, mas relembra que fatores locais devem ser considerados na escolha do idioma a ser introduzido em uma escola, e acredito essa consideração ser de grande importância, pois a escola deve ensinar o que é relevante para alunos no seu dia-a-dia.

Ele também reforça que não somente a gramática, norma culta e língua escrita devem ser desenvolvidas, mas também outras habilidades como vocabulário, coerência e coesão, que devem ser trabalhados juntos, para que a competência comunicativa seja alcançada. Pude perceber no meu estágio que na escola onde estive esse princípio é posto em prática, mas creio que a realidade na maioria das escolas brasileiras, principalmente as escolas públicas, ainda é aquela focada em gramática de maneira descontextualizada.

Concordo que a língua estrangeira deve ser tratada de forma articulada e é interessante fazer um intercâmbio de conhecimento com outras matérias, como estudar história junto com o inglês para entender o processo de formação da língua e cultura do país falante da língua.

Acredito que para que as diretrizes propostas nos PCN’s se tornem realidade no país é necessário que as instituições formadoras promovam um ensino de qualidade da Língua Estrangeira para os futuros professores, que haja materiais de qualidade nas escolas, que as escolas entendam a importância do ensino da segunda língua e principalmente que haja um trabalho conjunto dos professores, alunos e escolas para promover um ensino de qualidade da Língua Estrangeira.

3 OBSERVAÇÃO

Conforme primeiro estágio, eu iniciei minhas atividades outra vez na Escola Nossa Senhora da Ajuda. Se trata de uma escola privada de caráter católico.

Minhas observações e regências foram realizadas com a turma da 2° série do ensino médio. Observei que em todas as turmas pelo fato da carga horária de língua inglesa não ser muito extensa (40 minutos por semana), o professor avalia as atividades feitas em casa, assim como as feitas em sala, atividades orais, entre outras. Toda via tive que refazer minhas atividades de acordo com os requisitos observados na turma. Fui muito bem recebido pela professora regente só tenho a agradecê-la, não senti que estava pesando para ela o motivo de ter que estar junto dela esses dias. Minha preferência era somente no período vespertino, mas como a escola é período integral, acertamos aulas de observação e regência matutino e vespertino, para assim fechar as horas/aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (259.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com