TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência do Estágio Supervisionado de Observação em Língua Inglesa

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo expor minha experiência do Estágio Supervisionado de Observação em Língua Inglesa, no Ensino Fundamental e Médio, e relatar as atividades que foram desenvolvidas de observação e participação da rotina escolar docente e a minha contribuição no auxílio às atividades junto a professora que me supervisionou.

O corpo escolar é formado pela diretora, vice-diretora, coordenadora, orientadora educacional, o quadro administrativo é composto por secretárias de escola e auxiliares administrativos. Fui recebida para diretora da escola Kátia Solange Perdigão, que me autorizou realizar o estágio, e em seguida tive uma conversa com a professora Luciene Alves Barboza, que supervisionou o meu estágio.

O estágio foi realizado por mim, na Escola Estadual Antenor Pessoa, localizada na Rua 68, n° 154, Nova York, Belo Horizonte, tendo vigência de 28/09/2015 a 09/10/2015, no período da manhã em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, durante este período eu observei as aulas da professora Luciene Alves Barboza, que ministra Língua Inglesa, nas turmas dos 9° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio.

DESENVOLVIMENTO

O estágio foi relevante e muito importante no aprimoramento de meus conhecimentos e enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. O exercício da prática leva o professor a consciência e responsabilidade de bagagem cultural, sócia e cognitiva dos alunos. Foi de grande valia os conhecimentos adquiridos durante o curso de Letras do Uni-bh.

O estágio supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais que implica em utilizar conhecimentos adquiridos na vida acadêmica. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento.

CONTEXTO FÍSICO

A Escola Estadual Antenor Pessoa possui uma boa estrutura física e conta com boa localização dentro do bairro, qualidade que reflete em salas de aula, mesas cadeiras, quadros conservados, estados que favorecem para o exercício docente proporcionando boa comodidade ao corpo discente.

A escola possui uma ampla quadra esportiva onde são realizadas as aulas de Educação Física, sendo a mesma coberta para prática de esportes, exercícios físicos e eventos abertos à comunidade; a unidade de ensino conta também com laboratórios de informática, biblioteca, sala de professores, cozinha, banheiros e um amplo pátio.

CONTEXTO EDUCACIONAL

São desenvolvidos na escola diversos projetos durante o ano letivo conforme planejado e discutido com a equipe pedagógica, junto com o corpo docente. Dentre os projetos valem destacar as oficinas de educação ambiental, reciclagem, oficinas de leitura e campeonatos internos.

Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos. Entretanto, percebe-se que alguns alunos estão desmotivados, talvez reflexo da metodologia de alguns professores que estão preocupados apenas em cumprir cronogramas e repassar conteúdos. A direção da escola desenvolve um trabalho partido da observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com