TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO LÍNGUA INGLESA

Por:   •  16/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

CRISTIANE RODRIGUES OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA INGLESA

TIJUCAS – SANTA CATARINA

2018

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 3]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

CRISTIANE RODRIGUES OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA INGLESA

 

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado da Língua Inglesa.

TIJUCAS – SANTA CATARINA

2018[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        3

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA ESTRANGEIRA)        4

3 OBSERVAÇÃO        5

4 REGÊNCIA        6

5 Considerações finais        7

6 REFERÊNCIAS        8

7 APÊNDICES        9

1 INTRODUÇÃO[pic 7]

           O estágio supervisionado de Língua Inglesa do curso de graduação em Letras atente as exigências para atender a política de estágio estabelecida pelas diretrizes da gerais da UniCesumar.

           Nesse caso, o trabalho trata-se de um relatório de estágio, cujo tema é o próprio estágio, que foi realizado na E.E.F Dep. Walter Vicente Gomes, nas turmas do Ensino Fundamental I (que abrange o primeiro ano ao quinto ano do fundamental), relato da experiência da observação e da regência na sala de aula. Além disso, esse item (introdução) ainda deve apresentar a organização do trabalho, ou seja, as partes que o compõem (na primeira parte apresentarei a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais), onde irá ser abordado sobre os conteúdos a serem trabalhados em Língua Inglesa. Na sequência relatarei a minha experiência durante a observação em sala de aula, como foi a recepção, o desenvolvimento das aulas e a dinâmica da turma. Após o relato da observação vem a regência, onde está descrito como foi realizado as aulas, abordando material, as angustias, os desafios e como transcorreu o mesmo.

 O início da docência é uma das fases do processo de desenvolvimento profissional, do qual fazem parte a experiência acumulada durante a passagem pela escola enquanto estudante, a formação profissional específica – que tem sido denominada formação inicial, a iniciação na carreira e a formação contínua. Sendo assim, este estágio tem como objeto principal o aprofundamento quanto a prática educativa no Ensino Fundamental I.

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA ESTRANGEIRA)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais é a base que o governo desenvolveu , onde os professores encontram referências para a preparação das aulas que abrange todas as disciplinas. Os conhecimentos dos pcn’s é importante para o educador criar seu planejamento. Preparar o aluno para participar de uma sociedade complexa como a atual, que requer aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida, é o desafio que temos pela frente.

Desse ponto de vista, em síntese, a disciplina de Língua Inglesa deve atuar de forma que garanta ao estudante a preparação básica para o prosseguimento dos estudos, para a inserção no mundo do trabalho e para o exercício cotidiano da cidadania, em sintonia com as necessidades político-sociais de seu tempo, já que hoje o mundo exerce pressão para que o Inglês esteja presente em todo lugar, e é um diferencial para o futuro dos nossos alunos, principalmente para o mercado de trabalho.

A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio histórico que o absorve (ou o atualiza), ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular de Língua Inglesa e, em geral, da educação básica, a proposição de novas orientações curriculares é, em maior ou menor grau, impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.

3 OBSERVAÇÃO

           A observação nas turmas do fundamental I ocorreu de maneira bem proveitosa, as turmas eram dinâmicas e participativas, os alunos aguardavam ansiosos pelas aulas de Língua Inglesa, pois essa disciplina foi incluída no ano de 2018 para as turmas do Fundamental I (1º ano ao 5º ano), então são aulas que despertam grande entusiasmo nos alunos. A observação ocorreu nas turmas do 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano, devido ao período de aula não foi feita a observação no 1º ano, porque só tem turma no período vespertino, sendo que a observação foi no período matutino.

           As aulas que foram observadas foram de grande aprendizado, o professor regente utiliza em suas aulas mais o diálogo com os alunos, também faz uso de cartazes, banners e aparelho de CD, então fica uma aula dinâmica e proveitosa, os alunos estavam a todo momento participando, falando oralmente as palavras que o professor pedia e auxiliando os colegas que tinham dificuldade juntamente com o docente. Durante a observação foi notado que os alunos gostam da disciplina tanto do professor, mas a fase da escrita no 2º ano e 3º ano não tem tanto êxito, pois a maioria dos alunos estão em processo de alfabetização, logo o professor não consegue aplicar atividades que utiliza a escrita. Já no 4º ano e 5º ano utilizam a apostila de Língua Inglesa e já conseguem fazer as atividades da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (102.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com