TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CIÊNCIA POLITICA E TOERIA

Por:   •  18/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA - DIAS, Reinaldo. Ciência política

O PODER

O livro de Reinaldo Dias nos apresenta diferentes visões sobre o Poder em seu segundo capítulo, conceituando-o como um dos processos mais importantes da humanidade durante toda sua história.

As relações de poder nos cercam em todas as áreas de nossas vidas, entretanto, segundo o Autor, o Poder Político recai sobre todos nós uma vez que, para conviver em sociedade é necessário conviver continuamente com relações de exercício e submissão de poder.

O exercício do mesmo poderia, então, ter diversas causas iniciais, mas, a principal delas seria a necessidade de estabelecer uma ordem social, ou seja, a dominação de um determinado grupo sobre outro.

O autor expõe a importância de compreendermos que o exercício deste poder, ainda que realizado por meio de uma entidade, um órgão, um governo ou qualquer outro ente, somos de forma direta comandados por outros cidadãos, que em determinado momento foram dotados de poder, seja por meritocracia ou por hereditariedade.

De forma suscinta, o livro nos apresenta a ideia de que poder é basicamente o estabelecimento de ordem por um determinado grupo ou pessoa. Ainda, de forma muito sábia o livro nos apresenta o conceito de Fleiner-Gerster sobre poder, onde ele reafirma este pensamento:

"ele repousa sobre a forca e a superioridade de urna parte e, simultaneamente, sobre a - relativa - dependência ou fraqueza da outra".

Outro ponto de reflexão muito importante do livro é a forma de exercício do poder, uma vez que, por uma linha de raciocínio lógico, para ter poder é necessário exercer alguma forma de coação sobre a parte contrária.

Em nosso ordenamento jurídico, por exemplo, temos a seguinte frase ``Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei´´. Ao analisarmos a assertiva anterior vemos que muitos apenas de esquivam de determinadas ações ou as cumprem por receio das consequências que aquilo traria. Logo, o poder exercido pelo Estado coage o cidadão a agir de acordo com suas normas de convivência. Assim se dão as demais relações de poder.

Resta claro que, ao adquirir poder, os atores de uma sociedade (indivíduos, grupos e etc.,) adquirem também a capacidade de coação.

Ao ler a obra de Reinaldo entendemos que estamos diretamente ligados a vários tipos de poder e os mais importantes são os Poderes Político, Econômico Ideológico.

Na política por exemplo, há uma grande influência de uma única pessoa sobre uma determinada nação, ou seja, sobre milhares de outras pessoas que decidem de forma livre obedecer a suas ordens e seguir seus pensamentos. Acredito que este seja o principal conceito retirado da leitura deste livro, a importância do exercício do Poder Político sobre uma sociedade e sobre a construção de sua história.

O livro nos trás o conceito de Maquiavel que ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era partilhava de uma concepção republicana.

Segundo Maquiavel, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.

Na obra objeto desta resenha vemos que o Poder Político está intimamente ligado a manutenção dos interesses individuais, mas, sobretudo, dos interesses coletivos, sendo aqueles que beneficiam a sociedade como um todo.

Aquele que detém alguma forma de poder não cumpre apenas o papel de coação, mas sim que exercício seu poder em favor daqueles sobre os quais recaem seu poder.

Esta obra que estuda a Ciência Política, seu exercício, a distribuição e a organização do poder na sociedade nos mostra que aquele que exerce política busca ou exerce alguma forma de poder sobre um grupo ou sobre uma nação. Logo, o poder está intimamente ligado ao exercício da política.

Temos ainda o Poder ideológico que é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso ou em qualquer outro. Geralmente, os atores desse tipo de poder trabalham para os atores dos outros dois poderes: o político e o econômico.

O Poder econômico por sua vez é exercido por quem tem posse dos bens materiais e do dinheiro. É essa forma de poder que faz com que as pessoas que não têm posse dos recursos mantenham certo comportamento e sujeitem-se a certos tipos de trabalho.

De forma clara vemos que todas as formas de poder estão entrelaçadas, vejamos: O poder político influência diretamente a vida social e econômica de toda a sociedade; o poder ideológico tem a força de alterar a forma de pensamento de indivíduos – o que também é realizado por meio da política – ; e por último o poder econômico, que submete pessoas com menor poder aquisitivo a ordem daqueles que o possuem em abundância, sendo que este depende daqueles que o governam – pelo poder político  –  para permanecer em seu auge financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com