TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo - POLÍTICAS DE DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA QUESTÃO DE DISCURSO?

Trabalho Escolar: Resenha Do Artigo - POLÍTICAS DE DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA QUESTÃO DE DISCURSO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 2

UNI BH

Resenha do artigo - POLÍTICAS DE DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES:

UMA QUESTÃO DE DISCURSO?

Autor do artigo :Luiz Alex Silva Saraiva; Hélio Arthur dos Reis Irigaray

Alunos: Eduardo da Matta Gontijo Oliveira.

Mariana Deyse da Silva Souza

Introdução

O artigo teve como objetivo analisa o quão efetivo foi a implementação de políticas de estimulo a diversidade em filias nacionais de uma empresa multinacional.

Através de pesquisas realizadas nas empresas, através de documentos e entrevistas, e ao final da análise foi constatado divergências do que se afirmava ser praticado e a realidade.

Desenvolvimento

O artigo sugere que as políticas de diversidade, constituem apenas uma maneira da empresa melhorar sua imagem como empresa socialmente responsável, melhorando a visibilidade da empresa.

Mas essa iniciativa de diversidade nem sempre é eficaz. Algumas vezes, ela tem sentido ambíguo, pois, ao investir em praticas não discriminatórias, procuram ser reconhecidas como socialmente responsáveis. As empresas buscam sempre manter relações econômicas com pequenos negócios de minorias. Isso não é considerado um estímulo à diversidade, e sim uma forma de discriminação disfarçada devido ao tratamento de diferença.

Durante o artigo o autor mostra que mesmo se adotando as políticas que deveriam melhorar a inclusão das minorias, ainda prevalecem as culturas organizacionais arcaicas, que indo contra os princípios da política que deveria ser adota, discrimina os “pretos”, “viados”, assim como o tratamento sexista dispensado as mulheres.

Os membros que fazem parte desse grupo intitulado de minorias, não concordam com os princípios dessas politicas de privacidade, pois mesmo com a ilusória implantação desse programa, as diferentes classes que compõem essas organizações não veem a igualdade que é tanto falada. Negros e brancos, mulheres e homens, homossexuais e heterossexuais sentem a diferença na forma de tratamento e até a discriminação dentro dessas mesmas empresas.

Considerações finais

Apensar de bem intencionado acredito que as políticas de inclusão como a política de diversidade abordada pelo artigo, serão fadas ao fracasso enquanto uma verdadeira política de igualdade não seja empregada. A inclusão de “minorias” em empresas devido a uma política qualquer não muda o fato de como os integrantes dessa minoria são vistos, muitas vezes fazendo com que uma discriminação vela seja o que realmente está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com