TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO "POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS: AS ABORDAGENS ESTRATÉGICA E INSTITUCIONAL"

Por:   •  16/9/2016  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha 2

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS: AS ABORDAGENS ESTRATÉGICA E INSTITUCIONAL

O artigo aborda as práticas de gestão de pessoas dentro de uma organização, considerando fatores institucionais como legislação, situação do mercado, os acionistas e até a herança histórica da organização.

Lacombe e Chu (2008) destacam que a maior parte das pesquisas existentes sobre gestão de pessoas adota uma abordagem estratégica de recursos humanos, sugerindo que seja possível  identificar e desenvolver comportamentos necessários capazes de implementar a estratégia organizacional.

O objetivo do artigo seria apresentar as abordagens que ressaltariam o papael dos fatores institucionais, que tivessem impacto potencial nos processos decisórios da gestão de pessoas. Os fatores institucionais seriam as ações de agentes governamentais, sindicatos, consultorias,associações profissionais e acionistas.

Destaca-se que pesquisas sobre gestão de pessoas (ou Recursos Humanos- RH) vem seguindo quatro abordagens predominantes e complementares: estratégica, comportamental, de recursos da firma e a sistêmica. (WRIGHT; MACMAHAN, 1992 apud LACOMBE e CHU, 2008)

A abordagem estratégica envolveria o entendimento das pessoas como recurso para conseguir uma vantagem competitiva; além do uso de planejamento e coerência entre políticas e as práticas de emprego, o que é chamado de alinhamento interno; integração de políticas  e práticas de emprego com estratégias de negócios, chamado de alinhamento externo; e tomada de decisões sobre alguns aspectos da relação de emprego, quando no mais alto nível hierárquico. (SISSON; STOREY, 2000 apud LACOMBE e CHU,2008)

Na abordagem comportametal, há um destaque sobre os papéis mais importantes e fundamentais à implementação da estratégia, levando em consideração que o comportamento seja o principal mediador entre a estratégia e a implementação efetiva. Ressalta-se também que as políticas e práticas de RH devem ser direcionadas à promoção e o controle dos comportamentos necessários  à implemntação.  Acrescenta-se, ainda, que diferentes estratégias demandam diferentes comportamentos das pessoas. ( SCHULER; JACKSON, 1997 apud LACOMBE e CHU, 2008)

        Já para a abordagem  da teoria dos recursos de firma,há um direcionamento da atenção para os recursos internos, que podem configurar uma base para obtenção de vantagem competitiva sustentável. (DUTRA, 2001 apud LACOMBE e CHU, 2008)

        Com base no levantamento  teórico sobre o tema proposto, as autoras apresentaram de forma bem clara e de fácil entendimento,além de terem conseguido atender ao objetivo proposto que era apresentar as abordagens que ressaltariam o papael dos fatores institucionais, que tivessem impacto potencial nos processos decisórios da gestão de pessoas. Pela leitura realizada do artigo pôde-se notar que o tema gestão de pessoas possui grande relevância ao se falar de organizações e resultados.

LACOMBE, Beatriz Maria Vargas; CHU, Rebecca Alves. Políticas e práticas de gestão de pessoas: as abordagens estretégica e institucional. 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com