TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO

Por:   •  12/4/2017  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  2.629 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO: ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO

Brasil

2016


POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito: 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 247 p.14x21 cm.

Reinaldo Polito nasceu em, 02/12/1950, em Araraquara /SP, Formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Pós-Graduado com especialização em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero e Administração Financeira pela FGV e Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo.  Mestre em Ciência da Comunicação, Professor de Expressão Verbal, palestrante e escritor. Algumas de suas principais obras são: Como falar corretamente e sem inibições, Vença o medo de falar em público, Superdicas para falar bem em conversas e apresentações, Oratória para advogados e estudantes de Direito, Como falar em público, entre outras.

Baseado na obra “Seja um ótimo orador”, este livro trata da importância de falar bem em público, onde o objetivo do autor é aprimorar a fala em público, principalmente de advogados e estudante de Direito. De leitura fácil e agradável, o livro contém várias ilustrações que complementam o texto. O livro é dividido em duas partes, sendo que a primeira parte é dividida em cinco capítulos onde fala dos atributos da boa oratória do advogado, e a segunda parte dividida em oito capítulos onde trata das técnicas de apresentação e as circunstâncias especiais.

O autor começa a obra falando sobre a técnica da credibilidade, onde o mesmo explica que, para o orador conquistar credibilidade o mesmo deve sempre agir de forma natural, com emoção e envolvimento, ter a imagem bem construída, ter conhecimento e autoridade sobre o assunto, ter confiança e coerência e conduta pessoal exemplar.

No segundo capítulo o autor explica como a voz deve ser empregada, velocidade e volume, a respiração é parte fundamental da boa voz, explica o funcionamento do aparelho fonador. Ensina também os segredos para colocar a voz corretamente como também a forma certa de se pronunciar. Explica que o sentido das palavras deve estar associado à forma de como são pronunciadas, a pausa na comunicação também é essencial, indicando uma comunicação mais natural.

O vocabulário ganha espaço no terceiro capítulo, o autor aborda sobre seu uso técnico corretamente, evitar o palavrão e a gíria, evitar os termos incomuns como “essa coisa” ou “esse negócio”, chavão, frases vulgares e por último como eliminar os tiques e vícios.

A expressão corporal abordada no capítulo 4 é responsável por 55% do processo de comunicação do orador, por isso o autor pede a observação de alguns itens como: regras para orientar a postura e a gesticulação, como evitar atitudes desaconselháveis e como falar sentado. No capítulo 5 o autor dá orientações a respeito da escolha da roupa mais apropriada para falar em público, considerando a formalidade e a circunstância, dando atenção à aparência.

A segunda parte do livro o autor discorre sobre as técnicas de apresentação, começando no capítulo 6 com o planejamento das apresentações, quais os passos principais em todas as circunstâncias bem como os critérios para organizar com eficiência a ordem dos argumentos. Já o próximo capítulo o mesmo orienta sobre os recursos audiovisuais, uma ferramenta que ajuda a destacar informações, facilita o raciocínio e amplia a lembrança do assunto.

O autor trás para o leitor no capítulo 8 as técnicas de apresentações, como aprender falar e improviso, como ler em público e os recursos de apoio. No capítulo 9 o mesmo cita as falas circunstanciais, ou seja, propostas de modelos de discursos que poderão ser proferidos em homenagens, entregas de prêmios, agradecimentos, despedidas e apresentações de oradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com