TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha :oratória advogados estudantes de direito

Por:   •  12/10/2015  •  Resenha  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS PROFESSOR FRANCISCO GONÇALVES QUILES - CACOAL

DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO

Resenha do livro: oratória para advogados e estudante de direito.

Cacoal-RO

2014

Delsa dos santos

Resenha do livro: oratória para advogados e estudantes de direito

Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Português Instrumental, ministrada pela professora mestre Sônia Mara Nita.

Cacoal – RO

2014

POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito.1.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 247 p. 14 x 21cm.

Nascido em 02/12/1950 na cidade de Araraquara/SP, Reinaldo Polito é formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo nos cursos de Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Pós-graduado com especialização em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero, em Administração Financeira pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e F.G.V. e em Comunicação e Mercado pela Fundação Cásper Líbero. Tornou-se Mestre em Ciências da Comunicação também pela Fundação Cásper Líbero. Seu primeiro best-seller Como Falar corretamente e sem inibições, lançado em 1986, foi publicado em vários países e vendeu mais de 530 mil exemplares. Dentre suas obras, destaca-se Como ser bom de papo e se enturmar (em quadrinhos), Técnicas e Segredos para falar bem, dividido em cinco volumes, e Como preparar boas palestras e apresentações. O autor ocupa cadeira na Academia Paulista de Educação e na Academia Araraquarense de Letras. Atua como professor de Expressão Verbal, Palestrante e Escritor.

A obra de Polito está dividida em 13 capítulos, subdivididos em temas relacionados aos aspectos necessários à boa oratória dos profissionais da área do Direito. O autor compromete-se a convencer o leitor de que o ato de falar em público deve ser exercido com naturalidade, como em uma conversa com alguém próximo, pois assim o orador demonstrará segurança quanto ao conteúdo apresentado.

Polito oferece dicas de exercícios físicos e posturas para facilitar a transmissão da mensagem, de forma a garantir que a atenção dos ouvintes prenda-se ao palestrante. Ele trata acerca das possíveis dificuldades com os sotaques, apresentando maneiras de contornar os problemas que possam comprometer a comunicação eficaz, enfatizando que a essência do orador não deve ser retirada afim de não perder a credibilidade.

Em uma linguagem sempre clara e acessível, o autor utiliza-se de exemplos de casos concretos de profissionais do Direito para falar, além da questão da credibilidade e expressão corporal, dos aspectos da voz, do vocabulário e da aparência do orador, o autor ressalta ainda que além da correta colocação da fala é preciso que o corpo acompanhe os gestos naturais a aparência do orador, pois sua aparência pode desviar ou focalizar  a atenção dos ouvintes devido a roupas gestos ou acessórios inadequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com