TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O LIVRO - CONCEITO E VALIDADE DO DIREITO

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS- ICJ

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

LEONARDO ARAÚJO DE AZEVEDO

WERLEY DE OLIVEIRA E OLIVEIRA CRUZ

RESENHA SOBRE O LIVRO CONCEITO E VALIDADE DO DIREITO

        

BOA VISTA/RR

JULHO/2015

LEONARDO ARAÚJO DE AZEVEDO

WERLEY DE OLIVEIRA E OLIVEIRA CRUZ

RESENH SOBRE O LIVRO CONCEITO E VALIDADE DO DIREITO

Trabalho desenvolvido para disciplina de

Introdução ao estudo do direito como parte da avaliação

                                                referente ao primeiro semestre.

Professor: Des. Mauro Campello

BOA VISTA/RR

JULHO/2015

ALEXY, Robert. Conceito e Validade do Direito. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes Ltda, 2009.

Em seu livro “Conceito e Validade do direito”, Robert Alexy explana sobre as posições positivistas e não positivistas acerca da relação entre direito e moral (tese da separação e tese da vinculação, respectivamente). Além disso, Robert aponta a legalidade conforme o ordenamento, a eficácia social e a correção material, como três elementos essenciais à elaboração de um conceito de direito. Em paralelo ao conceito, traz os três pontos imprescindíveis também tratando sobre a validade do direito.

Com o título “O problema do positivismo jurídico”, o capítulo 1, além das teses já mencionadas, trata a respeito da injustiça legal e da formação do direito como admissibilidade de uma decisão contra legem. O segundo capítulo expressa o conceito de direito com seus principais elementos e também fazendo uma crítica ao positivismo jurídico com as perspectivas do observador e do participante. Já no capitulo 3, é explorada a definição da validade do direito no âmbito social, moral e traz três tipos de normas fundamentais (Normativa, Empírica e Analítica). E no quarto e ultimo capitulo, define os conceitos expostos anteriormente.

O autor mostra que apesar da diferença na relação com a moral, as duas correntes concordam com os três elementos essenciais já citados. Trazendo um exemplo de uma decisão do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, é abordada a questão da injustiça legal, que, segundo os não positivistas, uma norma estabelecida conforme o ordenamento e socialmente eficaz durante sua vigência tem sua validade jurídica negada quando infringe o direito suprapositivo.

Ademais, traz críticas sobre ambas as correntes, fazendo um quadro conceitual do direito com conexões classificadoras e conexões qualificadoras. Diferencia ainda, o observador, aquele que não busca responder o que é certo mas somente como são feitas as decisões em um sistema jurídico, do participante, o qual no mesmo sistema, participa da argumentação sobre o que nele é ordenado. É, também, enfatizada a fórmula de Radbruch pelo seu argumento da injustiça, que tem o limiar da perda do caráter jurídico acima de meras injustiças, ou seja, a norma ou o sistema jurídico só perdem seu caráter jurídico ao atingirem um “grau insustentável” de injustiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com