TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA E ANÁLISE CRÍTICA DOCUMENTÁRIO: INDÚSTRIA AMERICANA

Por:   •  1/3/2021  •  Resenha  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA E ANÁLISE CRÍTICA DOCUMENTÁRIO: INDÚSTRIA AMERICANA

a) Resumo objetivo sobre o objeto/tema do documentário e como ele se desenrola;

Indústria Americana se passa na cidade de Dayton, Ohio, nos Estados Unidos, no ano de 2008. Em meio à uma crise financeira já existente, ocorre o fechamento de uma das fábricas da General Motors, atingindo a cidade diretamente, com o encerramento das atividades ocorreu uma demissão em massa.

Em meados de 2015, os chineses veem a oportunidade expandir seus domínios, implantando uma das filiais do grupo Fuyao naquela pequena cidade, na antiga fábrica da GM. A empresa fabricante de vidros, seria um investimento de capital estrangeiro para revitalizar o negocio local e trazer de volta os empregos de manufatura.

Foram contratados cerca de dois mil trabalhadores, dentre eles, americanos e chineses trazidos das outras filiais, com o objetivo de instruir e supervisionar os americanos, uma cooperação visando não só o trabalho, mas também, uma estratégia de integração entre os dois povos, o que gera um choque cultural entre os países. No desenrolar do documentário, podemos observar que a estratégia implantada, resulta na amizade entre alguns dos trabalhadores, chegando até a pescarem juntos e aprender sobre a cultura americana, no caso dos chineses.

Porém, ao longo do filme, podemos perceber a inversão de valores, na qual, os moradores que diante ao crítico momento econômico, viram na abertura da nova fábrica a oportunidade de se reestabelecerem nos empregos, mas passam a fazer parte da classe que ocupa os subempregos, antes destinados aos imigrantes e não-americanos, sendo submetidos à condição de mão de obra barata e exploração por parte da empresa.

Acompanhando a rotina da fábrica, junto aos trabalhadores – desde os operários até os cargos mais altos, o filme relata de forma detalhada o modelo atual do mercado de trabalho, as diferenças entre as relações trabalhistas e trabalhistas culturais de ambos os países e, salienta ainda a relevância dos sindicatos na reivindicação dos direitos trabalhistas.

O documentário além de argumentar o choque ideológico entre China e Estados Unidos, faz com que percebamos a valoração do trabalho e traz a tona um assunto considerável na atualidade: a substituição da mão de obra por maquinário - a automação industrial, nos levando a refletir sobre um futuro próximo, se estaríamos aptos a essa mudança e como nos estabeleceremos mediante essa transformação.

b) Passagem ou debate que mais lhe chamou a atenção;

A cena que mais me chamou atenção foi o momento em que os trabalhadores sofrem perseguição, uma forma de oprimi-los para que desistam de implantar o sindicato naquela empresa; mas em especial uma mulher, negra, que, diante sua manifestação de interesse nas questões sindicais, é designada a realizar sozinha uma função em que é necessário duas pessoas, a medida é tomada como forma de opressão, o que viola a legislação, se tratando de assédio moral.

c) Indicar os temas/debates abordados no documentário que são comuns ao Direito Brasileiro e ao mercado de trabalho brasileiro.

O foco do documentário é a classe trabalhista e, cada país tem uma cultura e normas trabalhistas diferentes, a cultura trabalhista dos dois povos é descrita de forma comparativa, porém imparcial. Diferente ao regime de trabalho seguido pelos chineses, os americanos estão mais à frente, com leis trabalhista que inclusive, são as que mais se aproximam do direito brasileiro - já que que a reforma trabalhista instaurada no Brasil foi trazida dos Estados Unidos.

A empresa Fuyao estabelecia três turnos de oito horas cada, no qual o empregado tinha 30 minutos de almoço - tempo que não era pago e, duas pausas remuneradas, de 15 minutos cada. Porém, os chineses estão acostumados a trabalhar quase sempre por mais de 12 horas diárias e, por trabalharem mais horas se sentem superiores, assim, cobram que os americanos trabalhem mais. Nos EUA, a jornada de trabalho não pode exceder 8 horas, e as horas extras são opcionais, jornada esta que se aproxima ao regime brasileiro. Quanto às horas extras na China, são bem dizer obrigatórias e, é inaceitável para os americanos tratar desta forma, uma vez que as leis trabalhistas não permitem.

Além das condições estressantes de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com