TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE CIVIL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

RESPONSABILIDADE CIVIL E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O homem ao longo de sua história foi desenvolvendo ferramentas a partir de suas necessidades cotidianas. Basicamente, para fazer as tarefas de suas necessidades o homem foi buscando novas ferramentas. Esse processo evolutivo lhe permitiu e permite melhorias e mudanças. Essas mudanças influenciaram na forma de relacionar-se entre si e com a natureza.

Dentre as mudanças ressalta-se o modo de vida que passou de nômade é sedentário. O grande propulsor dessa alteração foi a invenção de algumas ferramentas que lhes permitiram dominar o espaço onde habitava através da agricultura e pecuária. Sem as ferramentas não seria possível ao homem dominar técnicas relacionadas a plantação e criação de animais.

Os recentes avanços tecnológicos trouxeram a humanidade a um ponto muito importante de sua história social.

A inteligência artificial é uma ferramenta bastante útil para muitos setores atualmente e seus avanços tem proporcionado melhorias e comodidades às pessoas, no entanto, muito do que envolve o avanço tecnológico ainda não foi previsto no ordenamento jurídico e suas consequências éticas ainda estão em avaliação.

Além da ausência de norma, a globalização é um entrave na regulamentação jurídica, pois grande parte das empresas desenvolvedoras tem sua sede em outros países que por vezes não tem regramentos semelhantes aos brasileiros.

        Podemos destacar a ética como um dos principais temas de debate quando falamos de inteligência artificial, pois, apesar de realizar diversas atividades de natureza humana, não possuem o radar ético construído pelas sociedades através dos tempos. Mesmo assim, suas ações devem ser avaliadas pela luz do direito civil, buscando a reparação de quaisquer danos causados.

        No Brasil ainda não encontramos julgados e legislação específica sobre o tema, enquanto que países como Estados Unidos, Japão, China e Coreia do Sul já estão em debate as medidas regulamentares relacionadas à robótica e inteligência artificial. A União Europeia, por meio de seu parlamento, está à frente nesse debate, já estando com uma Resolução voltada para a matéria. Porém ainda não existe uma lei no mundo que regulamente a questão.   Com o uso cada vez mais constante de robôs e softwares que representam a inteligência artificial, nota-se que é necessário criar um conjunto de normas jurídicas voltadas para o tema.

Ao pensar uma forma jurídica de responsabilidade civil quando se tratar de danos não patrimoniais a idéia é que o diploma legislativo se limite a compensar a parte lesada. A explicação para tanto, é que os danos são efeitos da conduta de agente não humano. Busca-se com esse entendimento determinar as informações que podem formar uma base comum para a partilha de informações entre homens e máquinas sem problemas.

A implicância é a mesma do Estado ou da empresa, onde ao trabalho será relacionada a responsabilidade objetiva ou a gestão de riscos. Sobre a responsabilidade civil pelos danos dados por equipamentos de inteligência artificial a Resolução traz uma série de considerações. Essas considerações servem para qualquer uma das máquinas ou softwares até aqui apresentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com