TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE POR DANO AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 8

RESPOSTAS CASOS COMPETÊNCIAS

ORGANIZAÇÃO POLITICO-ADMINISTRATIVA DA REPÚBLICA FEFERATIVA DO BRASIL:  COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS- arts 21 a 25, 30 e 32 CF/88

Casos julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Acesse www.stf.jus.br – item “ A Constituição e o Supremo” ou site livre ( trabalho em sala de aula ou laboratório)

Caso 1. - RESPONSABILIDADE POR DANO AO MEIO AMBIENTE

Podem os Estados estabelecer, em relação ao controle ambiental, quais os índices toleráveis de poluição, punindo administrativamente os infratores, considerando-se que um órgão federal - CONAMA- estipula os índices máximos suportáveis?

R:Sim, podem os Estados estabelecer, em relação ao controle ambiental, índices maiores, nos limites de seus territórios, para o atendimento dos seus interesses. Essa competência legislativa , conforme o art. 24, VIII, da CF/88 é concorrente  e ao mesmo suplementar, conforme  art 24,parag. §2, ou seja, os Estados podem suplementar a legislação federal naquilo que for de seu inbteresse.

Caso 2. - RESPONSABILIDADE POR DANO AO CONSUMIDOR

a) Poderia uma lei municipal obrigar os supermercados e centros comerciais  a estabelecer contratação de seguro contra furto e roubo de veículos estacionados nas vagas oferecidas a usuários ou consumidores ? Explique, observando as os critérios de distribuição de competências definidas pela CF/88 e fundamente .

        Observando os critérios de distribuição de competências pode-se afirmar que trata-se de competência privativa, conforme o art 22, inciso VII e aos municípios não cabe editar normas gerais sobre o tema, por não existir previsão constitrucional. Inclusive, o STF, em sede de  Recurso Extraordinário n.313060/SP, tendo como relatora a  Min. Ellen Gracie em  29.11.2005 entendeu que é matéria de  competência privativa da União legislar sobre seguros

Caso 3. HORÁRIO DO COMÉRCIO

O Município de Ijui editou  a lei nº 5007/09 alterando a redação dos §§ 1o e 2o do inciso I do art. 1o da Lei no 4.148,/ 2003, que  fixa horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, shopping, supermercados e depósitos de bebidas do município de Iuí, que faculta aos lojistas do comércio o funcionamento dos estabelecimentos nos 2 (dois) primeiros sábados dos 11 (onze) primeiros meses do ano, das 8h (oito horas) às 17h (dezessete horas), e que o funcionamento dos estabelecimentos em todos os sábados do mês de dezembro, das 8h (oito horas) às 17h (dezessete horas), salvo nos dias 24 (vinte e quatro) e 31 (trinta e um) do mesmo mês.

a) Pode o Município estabelecer horário de funcionamento do horário do comércio? b) E o horário dos  bancos, nos limites de seu território? Em que tipo de competência se insere a matéria da questão a e da questão b?  Explique à luz da CF/88 e das decisões do TJ/Rs e STJ e STF, colacionando uma decisão ou Súmula.

a) Sim, pode o  Município estabelecer horário de funcionamento do horário do comércio, pois observando os critérios de distribuição de competência, o horário de funcionamento do comércio insere-se no interesse local,conforme  art 30, I.  A matéria gerou a Súmula 419 do STF : "Os Municípios têm competência para regular o horário do comércio local, desde que não infrinjam leis estaduais ou federais válidas”. Competência exclusiva do Municíío

 b) Com relação ao horário dos  bancos, nos limites de seu território, a matéria se insere na competência privativa da União para legislar sobre sistema monetário e política de crédito e câmbio (aplicação extensiva do art. 22, incs. VI e VII, CF). Não prevalece, no caso, o interesse local, mas o nacional. O STJ já editou súmula sobre o assunto: Súmula 19 do STJ : "A fixação do horário bancário, para atendimento ao público, é da competência da União e o STF  tem o mesmo entendimento.  Competência Privativa da União

Caso 4. REGULAÇAO  DA PROPRIEDADE E PROTEÇAO DE SITIOS ARQUEOLOGICOS 

  1. O art 20, inciso IX e X, os recursos minerais, incluído os do subsolo, bem como as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos o são bens que compõem o patrimônio da União. Ocorre que foi editada  lei estadual de nº 7782/00 – MT que regula a propriedade e dispõe sobre a proteção de sítios arqueológicos  e minerais  localizados no seu domínio territorial.  Isso é possível segundo o STF? Fere algum dispositivo constitucional? Insere-se na competência comum? Explique www.stf.jus.br 

Segundo o STF, isso é possível, pois a proteção, guarda e responsabilidade dos sítios arqueológicos e respectivos acervos existentes no Estado são dos  Municípios em que os mesmos se localizam, mas não se pode excluir a competência dos demais entes federados, sob pena de ferir o disposto no art 23, III, que estabelece a competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:... III - proteger... os sítios arqueológicos. Por outro lado, quando se refere à propriedade o disposto na lei viola o art. 22, I, pois a competência é privativa da União, não cabendo a lei estadual  dispor sobre a matéria. (ADI-2544)

Caso 5 REGULAÇAO DA OBRIGATORIEDADE DE NOTIFICAÇÂO/CÂNCER/SAUDE

                     a)  “Lei distrital nº 3139 de 14/03/09 que  dispõe sobre a obrigatoriedade de notificação  mensal  à Secretaria de Saúde sobre os casos de câncer de pele atendidos nas clínicas e hospitais  públicos e  privados  viola a  competência da União? E a responsabilização civil dos profissionais da área  da saúde que descumprirem a medida?  Explique (ADI 2875 www.stf.jus.br  )

       b) A circulação no Brasil do subtipo 4 do vírus da dengue e o retorno do subtipo 1 podem aumentar o número de casos graves da doença no período que, historicamente, já registra o maior contingente de infectados. Para tentar conter a epidemia, o Estado com maior índice de contágio elabora lei que obriga os médicos públicos e particulares que atuam em seu território a notificarem os casos de dengue à Secretaria de Saúde. A mesma lei, mediante outro  dispositivo, imputou responsabilidade civil ao médico por falta de notificação.

Diante do caso, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.A) É constitucional a obrigatoriedade de notificação dos casos de dengue?  B) É constitucional a responsabilização dos médicos que não notificarem?

a)Sim. A lei distrital não viola competência da União, haja vista que a competência é comum e concorrente, conforme o art 23, II e art 24, XII ( proteção e defesa da saúde). Mas, viola o art 22, I, quando estabelece a responsabilização dos médicos, pois essa matéria  insere-se na competência privativa da União.

b) A. Sim é constitucional obrigatoriedade de notificação dos casos de dengue, pois se está tratando da defesa da saúde pública e insere-se na competência comum, art 23, II e competência concorrente, art 24, XII. B. É inconstitucional  a responsabilização dos médicos que não notificarem pois cabe à União tratar da matéria relativa à imputação de responsabilidade civil, conforme o art 22, I, sendo competência privativa.  

          CASO 6.  GARANTIA DE MEIA ENTRADA PARA DOADORES DE SANGUE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (790.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com