TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESSOCIALIZAÇÃO DO DETENDO: Uma análise do papel da APAC em Parnaíba

Por:   •  18/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI

CAMPUS ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

PROJETO DE MONOGRAFIA

RESSOCIALIZAÇÃO DO DETENDO: Uma análise do papel da APAC em Parnaíba.

Ana Paula Lima Francisco

Aílton Rodrigues

Orientadora: Prof.ª Dra. Maria do Rosário Pessoas Nascimento

Parnaíba- PI

2015

SUMÁRIO

  1. Identificação do projeto..........................................................01
  2. Formulação do problema........................................................02
  3. Hipóteses................................................................................03
  4. Objetivos................................................................................04
  5. Justificativa............................................................................05
  6. Fundamentação teórica..........................................................06
  7. Metodologia...........................................................................07
  8. Estrutura final do trabalho.....................................................08
  9. Cronograma...........................................................................09
  10. Orçamento..............................................................................10
  11. Referências..............................................................................11

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome dos candidatos: Ana Paula Lima Francisco e Ailton de Oliveira Rodrigues

  1. Orientadora: Prof.ª Dra. Maria do Rosário Pessoa Nascimento
  2. Área de concentração: Direito Penal
  3. Linha de Pesquisa: A ressocialização do preso
  4. Titulo da pesquisa: A Ressocialização do detento: Uma análise do papel da Apac em Parnaíba.
  5. Tema da pesquisa: a colaboração da APAC na ressocialização dos detentos provenientes da penitenciária mista de Parnaíba.
  6. Duração: 05 meses com inicio em janeiro de 2016 e término em junho de 2016.

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A problemática na ressocialização do egresso inicia-se desde o cumprimento da pena privativa de liberdade. Sabe-se que o artigo 1º da Lei de Execuções Penais, consigna que a Execução Penal tem por objetivo proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado, porém os problemas encontrados nos presídios estão longe de cumprir tal preceito legal. 

Hoje, os presídios no Brasil são locais onde se guardam em condições desumanas e cruéis os pobres, negros, e outros marginalizados historicamente pela nossa sociedade que é injusta e completamente imperfeita, como dizia o inglês Thomas Hobbes: “o homem é o lobo do próprio homem”. O que percebemos atualmente é um abismo existente entre os condenados e a sociedade a qual ele será reinserido, posto que o próprio homem crie antagonismos sociais que normalmente explodem, gerando grande violência, com vítimas muitas vezes fatais.

Tendo em vista que a questão da reincidência traz como um de seus principais fatores o estigma carregado por indivíduos que transitaram nas instituições criminais, e que esse estigma é incompatível com um conceito de ressocialização, faz-se oportuno salientar o pensamento crítico de Michel Foucault no tocante à noção de ressocialização no sistema penitenciário.

Segundo o autor, o conceito de ressocialização surgiu por volta dos séculos XVII e XVIII, juntamente com a ideia da resposta ao crime oferecida através das penas privativas de liberdade. No contexto da época, e ainda atualmente, ressocializar seria sinônimo de disciplina, trabalho e obediência à hierarquia das relações de poder; tendo como fim a utilização econômica dos criminosos. Assim, não haveria que se falar em ressocialização, mas em uma adequação dos indivíduos ao modelo de sociedade vigente, sendo a prisão um instrumento garantidor da reprodução desse modelo.

Assim, a lei penal teria duas funções: reparar a perturbação causada pelo criminoso e impedir, através de uma coerção, que males semelhantes ocorram. Ocorre que, no entanto, é o próprio sistema prisional o responsável pelo retorno dos ex-presidiários ao crime, tendo em vista a omissão quanto a aplicabilidade dos direitos que lhes são inerentes, onde o tratamento é totalmente fora dos padrões legais e constitucionais, daí, o sentimento de revolta robustecido pela falta de assistência e preparação.

Com base em tais assertivas, tem-se no funcionamento dos estabelecimentos penitenciários um dos mais sólidos argumentos referentes às causas de reincidência penitenciária. Assim, restaria demonstrada a falência do sistema carcerário no tocante ao propósito de reinserção social dos indivíduos que a ele chegam.

Diante do exposto e da situação evidenciada, entende-se que toda lei penal deve ter duas funções, quais sejam: permitir a reparação da perturbação causada à sociedade; e que ela deva impedir que males semelhantes possam ser cometidos contra o corpo social. Contudo, mais do que um conceito sociológico, o conceito de ressocialização é parte do discurso jurídico de justificação da pena privativa de liberdade, sendo, portanto, um discurso datado, contextualizado, surgido com o intuito de treinar os corpos dos criminosos para a fábrica, sendo, portanto, concomitante à emergência do sistema de produção capitalista, para trabalhar com a noção de ressocialização.

Embora haja toda uma teorização da criminologia atual voltada a desconstruir a importância da família na caracterização do fenômeno da criminalidade, é fundamental comentar que os egressos consideram sua trajetória familiar, muitas vezes, explicativa de sua relação com o crime. Nesse patamar explicativo, verifica-se que a trajetória e convivência familiar do egresso, fortalecida através de incentivos, auxílios e comportamentos o influenciam a prática de novos delitos ou em contra partida, facilita sua readaptação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com