TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: CAPÍTULO 7- ‘’Justiça’’ – Michael J. Sandel

Por:   •  16/5/2019  •  Dissertação  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

‘’Justiça’’ – Michael J. Sandel

  • Capítulo 7: A ação afirmativa em questão.

- O capítulo relata a história de uma estudante americana, Cheryl Hopwood, branca, que não nasceu em uma família rica, foi criada apenas pela mãe e lutou muito para terminar o ensino médio e conseguir ingressar em uma faculdade.

- Após passar pela universidade de Sacramento, na Califórnia, tentou entrar para a Faculdade de Direito do Texas.

- Porém, apesar de ter obtido uma média boa durante o ensino médio e um desempenho bom no exame de admissão da universidade, ela não foi aprovada.

- Cheryl que é branca, se sentiu injustiçada,

- Ela argumentou que alguns dos candidatos aceitos eram negros e mexicanos (nascidos nos Estados Unidos) e suas médias escolares e de desempenho no exame de admissão eram menores que as suas.

- A Faculdade tinha uma política de ação afirmativa, que privilegiava os candidatos das minorias e realmente, todos os estudantes das minorias com conceitos e notas equivalentes aos de Hopwood haviam sido admitidos.

- Ela levou o caso a Justiça Federal e alegou ter sido vítima de discriminação.

- E a universidade respondeu que parte da missão da faculdade era aumentar a diversidade étnica e racial da carreira de Direito no estado Texas, porque apesar dos negros e mexicanos representarem 40% da população do estado, havia uma representação muito pequena deles no exercício da advocacia, principalmente no poder legislativo e dentro dos tribunais.

- Na época em que Hopwood tentou ser admitida, a faculdade abriu mão de uma política de ação afirmativa, que destinava 15% das vagas para alunos da minoria,

- E ao invés dessas vagas já estipuladas, a universidade estabeleceu padrões mais baixos para a admissão desses candidatos pertencentes a minoria,

- Porém isso não tirava o mérito dos alunos, pois as próprias autoridades da universidade argumentaram que quase todos os alunos das minorias admitidos conseguiram se formar e passar no exame da American Bar Association (equivalente a OAB).

- No entanto Hopwood não se convenceu e continuou a acreditar que havia sido injustiçada e que devia ter sido admitida.

- E a questão moral de tudo isso é saber se é justo ou não considerar a raça e a etnia como fator prioritário?

CORRIGINDO AS FALHAS DOS TESTES

- Um motivo a favor dessa ação afirmativa seria a correção das falhas nos testes, que são os exames e provas, que têm como objetivo prever o sucesso acadêmico, pois eles vêm sendo questionados a tempos.

- Martin Luther King, que foi um dos maiores oradores da história teve um desempeno abaixo da média no teste de aptidão oral, por exemplo.

- Alguns estudos mostram que os estudantes negros e hispânicos, normalmente ficam a baixo da média em comparação aos alunos brancos nos testes padronizados, mesmo tendo o ajuste por classe econômica. Portanto, para se prever realmente o sucesso acadêmico, é necessário interpretar as notas seguindo também os critérios dos antecedentes familiares, sociais, culturais e educacionais dos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com