TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão em grupo sobre o capitulo V, do livro: “O Príncipe de Maquiavel”

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ciências Politicas                                           

Tema: Reflexão em grupo sobre o capitulo V, do livro: “O Príncipe de Maquiavel”

CAPÍTULO V: DO MODO DE MANTER CIDADES OU PRINCIPADOS QUE, ANTES DE OCUPADOS, SE GOVERNAVAM POR LEIS PRÓPRIAS.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um historiador, poeta, diplomata, e músico italiano do Renascimento no século XVI, vêm de uma família simples, mas, mesmo com poucos recursos para o estudo conseguiu se sobressair. Descreve o Homem como um ser ruim, para ele em si mesmo o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau.

Escreveu o livro “O Príncipe” em 1513, neste livro aconselha os Reis sobre a arte de governar, e é sobre este livro, mais precisamente CAPITULO V - DO MODO DE MANTER CIDADES OU PRINCIPADOS QUE ANTES OCUPADOS, SE GOVERNAVAM POR LEIS PRÓPRIAS, que elucidamos o seguinte entendimento.

Parece-nos que a reflexão que Maquiavel gostaria de trazer, era a de que não existia posse sem que houvesse destruição total, deveria aniquilar todos os indivíduos da “cidade invadida”, evitando que no futuro algum individuo que fizesse parte dessa cidade, se voltasse contra o governo e com isso ganhasse apreço da população, já que com o apoio da “ralé” ele se tornaria forte o suficiente para questionar o Governo, uma vez que, na falta do príncipe antigo, eles mesmos elegem um novo, pois não sabem viver livres.

Em alguns momentos tivemos a sensação de que este livro fora direcionado ao povo e não a seus governantes, mas, para tal afirmativa seria necessário um estudo mais aprofundado do tema em especifico.

Fonte: (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100005), 24/09/2015                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com