TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sobre Socrates

Por:   •  13/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.977 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO SOBRE SÓCRATES

Sócrates nasceu no século V A.C. Sócrates foi um pensador, cuja sua vida era em envolta de grandes controversas sob todos os pontos de vista. Revolucionou o pensamento filosófico de seu tempo, ao usar o raciocínio para usar suas ideias filosóficas. A vida de Sócrates esteve envolta de profundas transformações e politicas. 
             Sócrates foi um pensador diferente de seus padrões de seu tempo. A filosofia antiga adotou o como um grande pensador na historia da filosofia grega do período clássico. O contexto histórico de Sócrates, foi o de auge da democracia grega após grandes reverses, atinge o seu épice na ditadura de Péricles e com isto, a democracia grega passa a ser importante na vida do homem grego.
Sócrates foi enquanto pensador, um grande em batedor da sofistica grega. Poucas coisas sabem a cerca de Sócrates; o pouco que sabemos a cerca dele, foi através do VIES de seu discípulo Platão.
             Sócrates não deixou nada escrito porque para ele, a linguagem escrita fossilizava o conceito da palavra, mas a linguagem falada permitia uma correção uma reformulação. Para Sócrates, a oralidade era um instrumento da retórica, ou seja; do falar bem.
            Sócrates ao usar a linguagem falada, empregou ao seu método chamado por ele maiêutico. Maiêutica socrática era usada por ele como instrumento de parturida dê das ideias.
 

Quando discípulo volta  ao encontro de Sócrates levar-lhe a resposta do oráculo e o mesmo disse, “Sócrates, o oráculo disse que o homem mais sábio do mundo e você!”. “Sócrates replicou-lhe e disse: “Será que os deuses têm razão” Vou colocar-lhes a prova”. Sócrates desceu aos lugares públicos da cidade tais como: praças, teatros e tribunal. Para testar as figuras mais importantes da Pólis, porque afinal de contas, Sócrates dizia: “A única coisa que sei, é que nada sei”. Com isso, Sócrates estava usando a ironia, e a ironia socrática consistia, que numa antítese de sua afirmação.

"Jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com