TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relçatknds

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.720 Palavras (23 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Fundamentos de Economia

Professor: Arlindo Tavares.

Apostila Nº 01

I – Economia: Definição e Conceito.

* Origem do Termo: Etimologicamente do Grego

OIKONOMIA: A Lei da Administração da Casa.

Oiko: Casa

Nomia: Lei, Administração, Governo.

 Aristóteles (322 à 384 a.c): “A Ciência da Administração da comunidade doméstica” ou “A Ciência do abastecimento, que trata da arte da aquisição.”

AUTORES CONTEMPORÂNEOS.

  1. MYRON Humbreit, ELGIN F. Hunt, e Charles V. Kinter:

A Economia é estudo da organização social através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos.

  1. STONIER E HAGUE:

Se não houvesse escassez nem necessidades de repartir os bens entre os homens, não existiriam tampouco sistema econômico nem economia. A economia é fundamentalmente o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes.”

  1. PAUL A. Samuelson:

 A economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam Ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e para distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre várias pessoas e grupo da sociedade.        

                               

 CONCEITO DE ECONOMIA: É uma ciência que estuda as relações sociais da atividade econômica, visando à satisfação das necessidades infinitas de consumo da sociedade.

 OBJETO DE ESTUDO DA ECONOMIA: Escassez

1)        Pobreza: Enquanto causa da degradação de uma parte da humanidade.

2)        Riqueza: Enquanto condições, motivações e razões.

3)        Bem-Estar: Enquanto ações individuais e sociais.

 DIVISÃO DA ECONOMIA: A teoria Econômica representa um só corpo de conhecimento, mas como os objetivos e métodos de abordagem podem definir, de acordo com a área de interesse de estudo, costuma-se dividi-la da forma a seguir:

- Microeconomia: Estuda o comportamento do consumidor, produtor e mercado no qual interagem. Procura-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos.

- Macroeconomia: Estuda a determinação e comportamento dos grandes agregados com o PIB, consumo nacional, investimento agregados, exportação, nível geral dos preços, etc., com o objetivo de delinear uma política econômica tendo um enfoque conjuntural, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação e desemprego a curto prazo.

- Desenvolvimento Econômico: Estuda modelos de desenvolvimento que leve a elevação do padrão de vida, bem-estar da coletividade. Trata-se de questões estruturais, e longo prazo (Crescimento da Renda Per Capita, Distribuição de renda, Evolução Tecnológica).

- Economia Internacional: Estuda as relações de trocas entre países (transações de bens e serviços e transações monetárias). Trata da determinação da taxa de câmbio, comércio externo e reações financeiras internacionais.

NECESSIDADES HUMANAS:

1) Conceito: São exigências individuais ou coletivas (Sociais), que devem ser satisfeitas por meio do consumo de bens e serviços.

2) Classificação:

  1. - Quanto ao Fim:
  1. Primárias: São aquelas cujo à satisfação é indispensável à sobrevivência.  

Ex:  Alimentos, Habitação, Vestuários, Etc.

  1. Secundárias: São criadas pela sociedade, dizem respeito ao que é supérfluo.                            Ex: Fumo, Comprar Jóia cara, Beber Bebidas Alcoólicas, Etc.

2.2 – Quanto ao Tempo:

      a) Atuais: Satisfazem imediatamente às necessidades. Ex. Todas as Primárias.

b) Futuras: Que se chamam também de previdência. Ex. Todas as Secundárias.

2.3 -  Quanto ao Modo:

  1. Individuais: Satisfazem às necessidades de um indivíduo.
  2. Coletivas: Satisfazem às necessidades coletivas.

2.4 -  Quanto à Forma:

  1.  Materiais: A satisfação é obtida mediante o uso de coisas.

b) Imateriais: A satisfação é obtida através dos serviços.

3- BENS E SERVIÇOS: É tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas.

  1. - Condições para ser Bem:

a) Existência de uma necessidade humana.

b) Limitação de disponibilidade do meio.

3.2 - TIPOS DE BENS

  1. Bens de Consumo: Destina-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas pode ser classificado como duráveis (geladeira, fogão, automóveis) ou não-duráveis (alimentos, produtos de limpeza, etc)
  2.   Bens de Capital ou Bens de Produção: São bens utilizados na fabricação de outros bens, exemplo máquinas, equipamentos e instalações. São usualmente classificados nas empresas como ativos fixos.
  3. Bens Intermediários: São aqueles bens transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas, e componentes).
  4. Bens Tangíveis e Bens Intangíveis: Por fim, os bens podem ainda ser subdivididos em materiais ou tangíveis e imateriais ou intangíveis. Estes últimos se constituem nos serviços. Um serviço como, por exemplo, uma consulta jurídica ou um atendimento médico satisfaz a uma necessidade e por isso é intrinsecamente um bem, embora de natureza não-material. É, portanto, um bem intangível.

3.3 - Classificação dos Bens:

  1. Quanto à Raridade:
  1. Bens Econômicos: São os que em função da escassez e utilidade possuem preço.                               Ex. Alimentos, Vestuários, Etc.

      2)  Bens não Econômicos: (Livres) - São úteis e não tem preço.                                                               Ex. Água, Ar, Luz Solar, Etc.

  1. Quanto ao Destino:

1) Bens de Consumo: (Final) – Satisfazem diretamente às necessidades  humanas.                                                                      Ex. Refrigerantes, sorvete, pão, etc.

      2) Bens de Produção: (Capital) – São aqueles que permitem produzir outros bens. Ex. Máquinas, Equipamentos, Instalações, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com