TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha As Auditorias e Suas Implicações no Âmbito da Saúde

Por:   •  3/6/2022  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O artigo intitulado “As auditorias e suas implicações no âmbito da saúde”, apresenta como objetivo realizar a análise de auditorias em saúde e discorrer acerca de suas contribuições para o processo de otimização da gestão nas instituições, perpassando seus aspectos históricos e sua aplicabilidade prática. Assim, em primeiro momento os autores introduzem conceitos básicos para o tema, como o conceito de auditoria, “que é de origem latina (vem de audire), foi usado pelos ingleses para rotular a tecnologia contábil da revisão (auditing), que hoje tem um sentido mais abrangente” (GOMES et al., 2009, p. 2 apud CORINTO et al., 2022, p.2).

Apresentando o surgimento e histórico da auditoria e sua função, que é a de verificar e controlar áreas fundamentais para a saúde das empresas, atuando diretamente em âmbito orçamentário, desenvolvendo constantes análises estruturais e visando estabelecer padrões de qualidade por meio da observação de atividades cotidianas e de relatórios que apontem possíveis ajustes necessários, evitando fraudes.

Também se mostrou necessário a compreensão do resultado das atuais implementações das auditorias enquanto possibilidade de otimização da gestão de instituições, a compreensão de como esse mecanismo articula os diferentes aspectos organizacionais em âmbito nacional.

De acordo com Rosa (2018 apud CORINTO et al., 2022), auditoria é uma atuação de avaliação sistemática e formal de alguma atividade, função, programa, ou gestão, realizada por profissionais designados, com capacidade comprovada para a função e, que não estejam envolvidos diretamente na execução, para avaliar se a atividade está sendo analisada conforme os objetivos, aos quais foram propostos, ou ainda, a partir das investigações designar dados para análise sobre a qualidade da organização, decisões a serem tomadas, dentre outras constatações. Assim, possui como meta alertar sobre dificuldades, entraves ou falhas, além de apontar alternativas de correção e ações preventivas.

Já no âmbito da saúde, é salientado que a atividade de auditoria em enfermagem, segundo Viana et al. (2016 apud CORINTO et al., 2022), tem se mostrado ferramenta para as instituições de saúde que se veem inseridas em um ambiente com avanços tecnológicos rápidos e cenários econômicos e financeiros desafiadores, seja pelo aumento de lucros, no caso das instituições privadas, seja na melhor gestão dos recursos para as instituições governamentais.

2. DESENVOLVIMENTO

Por meio da base de dados SciELO, os autores selecionaram as devidas obras a partir dos descritores: auditorias, auditorias na saúde, auditorias no SUS, importância das auditorias em instituições de saúde, assim, foram selecionadas as obras para o estudo após análises e exclusões.

Percebeu-se que os autores expõem de formas clara que, nas auditorias em âmbito das instituições de saúde ocorrem diversas mudanças em sua atuação, diferente dos conceitos iniciais de uma auditoria, que dizem respeito exclusivamente ao ato de monitorar determinados fenômenos institucionais, tendo como objetivo a maximização da gestão, as auditorias nos últimos anos desenvolveram um novo panorama, voltado para os aspectos educativos e de conscientização.

As auditorias na contemporaneidade executam um papel que vai além das articulações de gestão interna das instituições, estas se estendem ao público externo de modo a construir pontes de interlocução que possibilitem a obtenção de melhores resultados a partir de métodos menos mecanizados.

Os autores, ao considerarem um estudo em que o Sistema Único de Saúde também é abordado e relacionado com as práticas de auditoria, realizaram uma revisão teórica sobre as concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com