TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de auditoria

Por:   •  7/10/2015  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

SANTOS, André Ricardo Ponce dos; ROCHA, André; SANTOS, Ederson Cristiano Aragão dos; SANTOS; Ricardo Gonçalves. “Contabilidade Ambiental: Uma Contribuição da Ciência Contábil a Sustentabilidade e da Gestão Ambiental”. Da FEA-USP. São Paulo.

André Ricardo Ponce dos Santos é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins e possui Pós Graduação em Contabilidade, Finanças e Auditoria pelo INBRAPE, é Mestre em Administração pela FGN - UNIMEP, Doutor em Engenharia de Produção pela FEAU - UNIMEP. Alexandre Rocha faz parte do corpo docente na área de Ciências Contábeis da Faculdade Salesianas de Lins. Ederson Cristiano Aragão dos Santos possui título de especialista no curso de Pós-Graduação ”Lato Sensu” em Gerência Contábil, Auditoria e Finanças pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Ricardo Gonçalves dos Santos além de possuir graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins possui Pós-Graduação em Contabilidade e Auditoria pela FUNDACE-FEA-USP. Também é mestre em Contabilidade Avançada pela Universidade de Marília.

Em Contabilidade Ambiental: Uma Contribuição da Ciência Contábil a Sustentabilidade e da Gestão Ambiental, os pesquisadores abordam de forma bastante completa um meio de as empresas aumentarem seu capital preservando o ambiente. Mostram passo a passo como a contabilidade pode ser usada em tal âmbito. A pesquisa mostra que, desde a revolução industrial, o meio ambiente vem sendo radicalmente explorado. Vendo a situação crítica, em que os recursos naturais estavam se esgotando muito rapidamente, a sociedade voltou-se um pouco mais a essa questão. Ainda há muito que se fazer, porém as empresas estão levantando discussões sobre o assunto, de forma a encontrar meios de preservação que beneficiem tanto o ambiente como a empresa. A contabilidade ambiental produz relatórios contábeis com informações que auxiliam a tomada de decisões dos gestores ambientais de forma que os prejuízos ambientais se tornem benefícios e tornem a empresa mais competitiva. Para isso adaptaram elementos importantes da contabilidade, tais como: receita ambiental, demonstrações contábeis, balanço patrimonial ambiental e notas explicativas ambientais. Assim como a contabilidade ambiental, o uso de um sistema de gestão ambiental acarretará numa melhor preservação do ambiente, e levará ao bem estar futuro.

A pesquisa é bastante rica e útil para aquelas empresas que se preocupam realmente com a sustentabilidade e com as gerações futuras, pois boa parte dos recursos que não interferem no ambiente, não são muito lucrativos, e a contabilidade ambiental apresenta uma forma de preservação que gera lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com