TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Filme: Tempos Modernos

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI – FAMEC

IAGO SANTOS E SANTOS

RESENHA CRITICA DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN

Camaçari-BA

2018

IAGO SANTOS E SANTOS

RESENHA CRITICA DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN

Esta resenha crítica foi solicitada pelo Professor Marcelo Pinto aos estudante da turma de pós-graduação em Direito Público e Privado da Faculdade Metropolitana de Camaçari-BA.

Camaçari-BA

2018

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por interesse principal a discussão do filme Tempos Modernos de autoria do ilustre Charles Chaplin. A temática que será abordada é contexto histórico no qual foi produzido o supracitado o filme e quais impactos que este contexto impactou no filme em questão.

Importante salientar, que para isto foram feitas abordagens do campo jurídico que diretamente ligado a questão, em específico o direito trabalhista, diretamente relacionado com a temática do curso a qual este trabalho acadêmico estará apresentado.

Em conseguinte, em conclusão, serão apresentadas críticas as pontos abordados no filme supracitado, contextualizando a evolução histórica daquele momento de elaboração do longa metragem Tempos Modernos com a contemporaneidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Contexto Histórico

A obra em análise relata o contexto mundial pós Revolução Industrial e pós crise de 29. Em que um trabalhador, Charles Chaplin, sofre com os problemas ocasionados pelo Crash da Bolsa de Nova York, que impactou em quase todos, senão a totalidade, dos países capitalistas.

Ainda neste contexto, existe uma forte crítica aos impactos modernização dos meios de produção na indústria, fazendo claramente uma alusão ao Sistema Fordista.

Além das supracitadas temáticas conveniente demonstrar, que na década de 30 do século XX, quando foi elaborado o filme, a crise na qual vivia os países capitalistas deu possibilidade ao crescimento de manifestações e governos fascistas o que se restou bem demonstrado em alguns pontos do filme.

2.2 Vida na Indústria

O filme se concentra na história na história de Carlitos, jovem operário, que consegue o seu primeiro emprego na indústria. Nesta sua empreitada inicial é demonstrada a indústria baseada no sistema de linha de montagem e no trabalho especializado, mas comumente conhecido como Sistema Fordista.

Este sistema, criado em 1914, é um modelo utilizado pela produção em massa, impulsionado pelo crescimento da indústria que no século XIX, que em diversos países, ocorreu a revolução industrial, estava em voga naquele momento. O que significava um prato cheio para o capitalismo em um momento de aumento de produção, baixo custo de mão-de-obra, introdução de máquinas nas indústrias e maximização dos lucros.

Neste diapasão o operário é sucumbido pela subversão da classe empresarial em introduzir na indústria novos meios de produção sem prezar pelo bem estar da classe operária, não se mostrando preocupados com as condições de trabalho em suas empresas. Em consequência, podemos perceber a abordagem de doenças ocupacionais causadas por este sistema, em específico, sendo demonstrado através de problemas psicológicos dos quais o personagem principal Carlitos foi acometido.

2.3 Sociedade no Século XX

Um ponto importante a ser discutido na obra em análise, é a forma que era dividida a sociedade no período em contexto, e convenhamos, continua de forma semelhante em nossa sociedade contemporânea.

O filme Tempos Modernos faz questão de ilustrar as desigualdades presentes entre a classe empresária e o proletariado. Em que a primeira desfruta de todos os elixires proporcionados pelo capitalismo e o animus de fazer parte da burguesia, enquanto o segundo sofre com as explorações oferecidas pela classe empresarial como um meio de proporciona-lhes melhor qualidade de vida. Neste diapasão, propositalmente ou não, podemos perceber neste filme uma alusão clara a luta de classes apresentada pelo filosofo Karl Marx.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com