TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Caso Dow Chemical

Por:   •  14/10/2019  •  Resenha  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DIREITO DO CONSUMIDOR

Resenha Crítica de Caso

Patrícia Miranda de Oliveira Bergo

Trabalho da disciplina Direito do Consumidor e Direito Ambiental

Tutor: Prof. ROSSANA MARIANA DE SETA FISCILETTI.

São Paulo

2019

DOW CHEMICAL: INOVANDO PARA A SUSTENBILIDADE

Referência:

ECCLES, Robert. SERAFEIM, Robert. LI, Shelley. Título do caso. Dow Chemical: Inovando para a sustentabilidade, junho, 2013.

Disponível em http://www.dow.com/financial/pdfs/annual-report-2010.pdf.

A Dow Chemical conceitua-se em ser uma empresa multinacional com sede nos Estados Unidos, que atua no setor químico de materiais avançados e agrociências disponibilizando uma grande gama de produtos baseados na tecnologia.

Na época da década de 70 com o surgimento da empresa através do químico Herbert Henry Dow, foi alvo de opiniões divergentes devido ao seu leque de atividades.

Diante este cenário de críticas, a empresa começou a implementar uma nova estratégia conectando a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade.

Vindo de um processo evolutivo desde a sua criação a Dow passou por várias transformações e uma delas a considerada mais importante foi não medir esforços para reduzir a exposição que seus produtos químicos geravam. Também não mediu esforços para aprimorar a empresa quanto ao fornecimento de especialidades químicas, plásticas e materiais avançados, somados como os eletrônicos e produtos agrícolas.

Durante todo o seu processo de crescimento a Dow Chemical realizou várias aquisições no mercado, com intuito em dobrar seu patrimônio, com a compra de grandes empresas para que sua estratégia de mercado, tivesse maior possibilidade de oferecer um mix de produtos químicos, plásticos e materiais de valor agregado.

E como o modelo de produção era uma das principais causas do processo de degradação ambiental, devido a descartes inadequados de insumos, a gestão da Chemical se posicionou estrategicamente e tomou a decisão em se posicionar em mudar seu comportamento, acrescentando a empresa a cultura em se comprometer com a sustentabilidade, nascendo assim a proposta do consumo sustentável surgindo com a tentativa de mudar o modelo, passando a ser a missão declarada da Dow que era: “inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano, fornecendo sustentáveis aos nossos clientes”.

Como a empresa passou a trabalhar com descartes mais consciente logo tornou-se além da missão da empresa um compromisso com o fornecedor, fazendo deste um dos maiores pontos que diferenciava a Dow de outras empresas.

Com seu conceito de produção e consumo sustentáveis teve resultados singulares e positivos no que tange a uma produção limpa utilizando recursos naturais.

Seu olhar inovador agregou valor para seus acionistas e crescimento para seus clientes, acreditando que se unisse a atividade orientada pelo mercado iria garantir maior valor agregado ao seu portfólio, ou seja, a Dow se destacava no mercado pelo desempenho de mercado e se diferenciava no quesito tecnologias.

Porém mesmo apostando em inovação, pensando em descarte sustentável, o crescimento exacerbado e sua expansão global desde a década de 50, levou a um aumento de sua influência como uma corporação, e com ela a expectativa das pessoas com o papel da Dow na sociedade, que havia mudado drasticamente durante os anos.

Com a acessibilidade à informação a sociedade passou a exigir mais que as empresas se responsáveis e transparentes.

No início de sua formação a Dow passou por uma série de controvérsias que se tornaram públicas e não foram de grande excelência para empresa, como: contaminação dos rios, emissões dioxina, entre outros e suas atividades, sendo a época menos transparentes que nos dias atuais.

Trazendo à baila que convencida de que teria que se tornar uma boa empresa foi criada em 1992 o Conselho Consultivo Externo de Sustentabilidade (SEAC), que se tornou um ato visionário, criado para melhorar a imagem pública da empresa. Tal comitê funcionaria como um comitê consultivo externo, aconselhando a empresa sobre suas decisões estratégicas.

Depois de sua criação metas a longo prazo o comitê foi aceito e a cultura da empresa mudou drasticamente, passando a Dow a atingir metas ambiciosas de sustentabilidade.

Trabalhavam com a redução de desperdício e melhorias operacionais, visando zero acidentes, incidentes e claro zero dano ao meio ambiente.

A empresa se tornou mais transparente tornando pública suas ações e metas e também o resultado de seu desempenho quanto as suas metas relacionada a sustentabilidade, fazendo com que a empresa ganhasse mais credibilidade externa e abandonando aquela visão antiga de uma má corporação.

Em suma a Dow Chemical atingiu seu objetivos e metas que a fez se desafiar cada vez mais depois do sucesso da primeira meta traçada ao longo dos dez anos, depois de suas conquistas com as primeiras metas a empresa não demorou muito e continuou com seus objetivos e que desta vez foram mais amplos e ambiciosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com