TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica da Matéria Jornalística: “‘Minha professora é diferente, e ela é maravilhosa': a trajetória da educadora com Down alvo de preconceito de desembargadora”

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

DISCIPLINA: Atividade Complementar VI

CURSO: Direito

ALUNO: Renan Leal de Oliveira

TEXTO: “‘Minha professora é diferente, e ela é maravilhosa': a trajetória da educadora com Down alvo de preconceito de desembargadora”

Renan Leal de Oliveira

A Repórter Renata Moura da BBC Brasil em Londres, repercute no texto em análise a notícia estarrecedora divulgada nos últimos meses, a respeito de um comentário preconceituoso feito por uma desembargadora, já conhecida por suas opiniões polêmicas, a respeito da primeira professora brasileira portadora da síndrome de Down. A desembargadora disse em um grupo de WhatsApp: "(…) Aí me perguntei: o que será que essa professora ensina a quem? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto, tá?".   

A matéria se aprofunda de maneira ampla no universo da professora com o objetivo de mostrar para o leitor, o quão infeliz foram as afirmações da desembargadora, que foi incapaz de entender a importância do respeito às diferenças, além de ter deixado implícito que o objetivo da desembargadora com o pedido de desculpas, não era obter as escusas da professora e tampouco demonstrar arrependimento, mas sim se livrar do procedimento aberto pelo CNJ para investigar a conduta da magistrada.

  Tal matéria é importantíssima para mostrar à sociedade como as pessoas que possuem síndrome de Down podem ser cada vez mais incluídas na sociedade, e que na maioria das vezes, respeitadas as suas limitações, podem fazer o que todas as pessoas ditas normais fazem. Além disso a matéria se justifica pela necessidade de conscientizar a opinião pública a respeito do preconceito diário que essas pessoas sofrem, vindo até mesmo de uma desembargadora, pessoa que em tese, deveria ser uma garantidora dos direitos dessa minoria, trabalhando para fazer cessar atitudes preconceituosas.

Em cinco subtítulos, o texto inicia trazendo um trecho da carta de pedido de desculpas escrita pela desembargadora e publicada nas suas redes sociais de maneira privada, onde só os seguidores e amigos podem visualizar, e que não fora enviada diretamente à professora ofendida. Em seguida o texto contextualiza o leitor, trazendo um resumo dos acontecimentos. Logo após a reportagem segue trazendo os detalhes de como a professora havia recebido a notícia de que fora alvo de preconceito e como a mesma se comportou imediatamente depois, escrevendo uma carta aberta em resposta à desembargadora. O texto traz ainda os desafios enfrentados pela professora no seu início de carreira, conta como fez para cessar a insegurança sentida pelos pais dos alunos, além de trazer depoimentos das crianças e dos pais dando testemunho de quão “maravilhosa” é a professora. A reportagem ainda conta sobre o livro de fábulas escrito pela professora e prefaciado pelo escritor João Ubaldo Ribeiro e termina com a história contada pelo pai de Débora a respeito de toda a trajetória da professora desde seu nascimento.

Em um país onde o preconceito e o desrespeito às diferenças parecem crescer a cada dia, lições de vida como as que a reportagem nos mostrou, são capazes de gerar uma conscientização de toda sociedade, no sentido da importância de se respeitar as diferenças e nos ensina que ninguém é tão pequeno que não possa ensinar e nem tão grande que não possa aprender.  .

Renan Leal de Oliveira, é aluno do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com