TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de obra literária publicada em jornal impresso

Por:   •  13/5/2018  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Resenha de obra literária publicada em jornal impresso

Como parte de minhas atividades complementares, na categoria Atividade Sociocultural, elaborei resenha de uma obra literária, sob o título “Os Túneis sob o Muro de Berlim pela ótica da mídia”, que foi publicada em jornal impresso na edição de 03 de setembro de 2017. O periódico a que submeti a minha publicação é o Jornalismo Diferente, que circula há 17 anos nas cidades da Região Metropolitana de Campinas e que também disponibiliza o seu conteúdo na internet por meio de seu portal.

Escolhi esse meio para desenvolver uma das atividades complementares, pelo fato de eu já estar familiarizado com a redação para jornais, uma vez que sou graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo. E por entender também, principalmente agora que estou cursando Licenciatura em História, que o conhecimento deve circular e que cabe aos educadores e formadores de opinião contribuir para que a informação possa se disseminar livremente, por todos os meios possíveis.

A minha resenha literária foi baseada no livro “Os túneis: a história jamais contada das espetaculares fugas sob o Muro de Berlim”, de autoria de Greg Mitchell, publicado no Brasil em sua primeira edição pela Editora Vestígio. A despeito do título chamativo, o livro me impactou fortemente, por investigar uma história aparentemente inverossímil, de como emissoras de TV norte-americanas ajudaram a financiar a construção de túneis entre as partes oriental e ocidental de Berlim, auxiliando assim centenas de cidadãos alemães-orientais a escapar do regime da Alemanha Oriental.

Na era digital, os meios de comunicação tradicionais como os jornais impressos tiveram que se adaptar a essa nova realidade, para sobreviverem. E, ao se atualizarem, acabaram por criar novas oportunidades de disseminação do seu conteúdo, agora também por meio digital, na internet e nos aplicativos móveis. Assim, um mesmo artigo pode ser acessado por um número muito maior de leitores.

Para nós, educadores, esta dupla possibilidade de divulgação do conhecimento – nas mídias impressa e digital de um mesmo veículo – vem ao encontro da necessidade de promovermos uma formação cidadã, compartilhando o nosso conhecimento. Como visto nas disciplinas estudadas no semestre no curso de Licenciatura em História, apesar de estarmos em franca revolução digital, o educador ficará aquém de atingir o seu papel se não conseguir ser um mediador dessa relação entre o aluno e o aprendizado, que no presente século está permeada de recursos digitais.

Foi com este objetivo, de incentivar a formação cidadã por meio da leitura, que escolhi submeter a resenha para publicação e, ao mesmo tempo, atender ao disposto no regulamento das Atividades Complementares. Em anexo, encaminho o respectivo arquivo em pdf da minha resenha literária, publicada no jornal Jornalismo Diferente, de circulação na Região Metropolitana de Campinas, para fins de validação das horas de Atividade Complementar na categoria Atividade Sociocultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com