TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento. Fabiana Rodrigues de Almeida

Por:   •  29/1/2016  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Saber Histórico Escolar

Aluna: Jamilli Mendes Silva

Resenha do texto Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento. Fabiana Rodrigues de Almeida

O texto inicialmente traz as dificuldades da autora em compreender os processos de aprendizagem dentro da escola, já que muitas vezes focamos mais nas funções teóricas da graduação e esquecemos o movimento docente que no final de nossa formação iremos trabalhar.

No mundo teórico da academia não somos preparados para viver a vida docente, o ‘dar aula’ é muito mais que aplicar conteúdo, é também uma forma de “capturar o humano que há em cenários contingentes da sala de aula e problematizá-los em sua potencialidade educativa” (Fabiana Rodrigues).

A autora sita sua experiência quando foi convidada para fazer junto com outros profissionais na área da educação uma reformulação do currículo de História para a cidade de Juiz de Fora. Fabiana mostra que muitos dos materiais didáticos atuais estão mais preocupados em mostrar a história, de forma que é enfocada a visão dos colonizadores e pouco se traz visões críticas e ressignificações. A história no livro didático acaba sendo mais eurocêntrica “cuja unidade social, centralização, obediência à lei, incorporação de ideais como progresso e democracia, forneciam uma espécie de código do direito dos Estados Nações para entrarem na História.”. A meta dessa mudança curricular é mostrar que não se deve preocupar com o tempo em relação a quantidade do material didático, mas sim com a problematização desse material didático. O aluno tem que ser capaz de aprender a história e ter uma visão crítica em torno do que estudou.

Ao longo do texto a autora traz diversos momentos em que ficou desconfortável em sala de aula, como na vez em que os alunos do 6º ano fizeram piadas com rituais de macumba sem nem mesmo conhecer, sendo que não era culpa deles e sim porque até naquele momento nunca tiveram debatido sobre assuntos do tipo. Então Fabiana decidiu aplicar uma forma com que os alunos passassem a repensar a religião africana, usando um quadro de definições montada por ela e pelos alunos que fez com que estes alunos compreendessem as diversidades religiosas, fazendo com eles que ligassem a religião africana com as que são de conhecimento mais próximo à deles.

Fabiana traz para o texto diversas vezes o importante papel do professor de sair do material didático e entrar no mundo cotidiano dos alunos, problematizando temas sociais e mais próximos á estes alunos, trazendo eles para debates mais abertos e historiográficos, é a parte em que o professor tem que se reinventar, buscar meios de levar ao aluno determinada abordagem temática.

O maior interesse do professor de história tem que ser refletir a presença da escola na sociedade, sabendo que ela se destina à promoção do homem. O que necessariamente requer um educador que seja um profundo conhecedor do próprio homem. Portanto compreendemos que a formação dos docentes é a base para a escola de qualidade. Uma escola capaz de trabalhar um currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem em que a proposta político pedagógica esteja alicerçada a uma pedagogia crítica, e capaz de desafiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com