TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Criminologia

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Renan Dezan de Oliveira

Trabalho da disciplina Criminologia

Tutor: Prof. Paulo Jorge dos Santos Fleury

Vitória

2019

A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA

Referência:

MENDES, Cristiane. Falta de iluminação em via preocupa moradores de distrito de Barra Mansa, Maio, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html. Acesso em: 31 de agosto de 2019.

O caso em estudo relata a criminalidade no município de Barra Mansa, região sul do Estado do Rio de Janeiro. Essa região é composta também pelos municípios de Volta Redonda e Pinheiral. Demonstra alguns dados da Segurança Pública e o relaciona com a falta de estrutura e urbanização em determinados bairros, os privilégios dos bairros centrais(ricos) e o descaso com os bairros periféricos(pobres).

Barra Mansa é o segundo município com maior população nessa região sul do Estado fluminense, com aproximadamente duzentos mil habitantes. A população descendente de imigrantes de diversos países, assim como é nosso país. Uma cidade industrial com grande entrocamento ferroviário, rodoviário, fluvial, proximidade com as grandes metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, portanto uma região com grande circulação de capital tendo, inclusive, uma renda per capita maior que a média nacional.

Os dados da Secretaria de Segurança Estadual, mostram que os principais índices de criminalidade caíram na região. Os números dos principais tipos de crimes estão em queda e os da atuação das forças policiais em alta, o que demonstra um bom resultado nesta área. Todavia, o delito de estupro apresentou uma grande frequência que preocupa as autoridades, sendo uma pessoa vítima de tal crime a cada quatro dias e o bairro de Santa Rita de Cássia, na cidade de Barra Mansa, foi onde mais ocorreu tal fato repugnante.

Em uma matéria veiculada no site G1, em 2015, moradores do bairro Santa Rita de Cássia reclamam da falta de iluminação que já passa de um ano, por se tratar de uma área rural ou periférica. Já segundo o Diário do Vale, em 2011, no mesmo bairro, os moradores já estavam preocupados por causa da falta de iluminação pública, vegetação alta nas extremidades das ruas, o que facilitava as ações maldosas dos bandidos.

Entretanto, no início de 2015, o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, realiza a troca da iluminação dos bairros centrais da cidade, colocando LED para melhorar a claridade das ruas e assim garantir maior tranquilidade e segurança para os transeuntes, moradores e comerciantes desses bairros, segundo o próprio chefe do executivo municipal.

Desta forma, podemos notar o descaso do poder público com os mais pobres. São os mais necessitados, entretanto, e infelizmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com