TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Em Criminologia

Por:   •  25/8/2020  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM PÓLITICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Daniele de Souza Rangel

Trabalho da disciplina Criminologia

                                                                     Tutor: Prof. PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY

Vila Velha

2019

A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA

 

Referência: Disponível em: ttp://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/falta-de-iluminacao-em-preocupa-moradores-de-distrito-de-barra-mansa.html Acesso em: 26 out. 2019

A resenha discorre sobre os fatores que levaram ao aumento do índice de crimes na cidade de Barra Mansa, sul fluminense do Rio de Janeiro, e quais foram as medidas adotadas para amenizar as práticas delituosas.

Segundo o artigo, a falta de iluminação, mais precisamente na zona rural vinha causando insegurança aos moradores daquela região, pois era ao anoitecer, que a prática de crimes eram mais intensificadas.

Além da falta de iluminação, não havia condição de circulação adequada, devido à falta de infraestrutura básica de urbanização. Em razão, disso os moradores da região queixavam-se de terem sido abandonados pela Administração Pública, muitos residiam há anos no local e não avistavam melhorias, nem uma simples limpeza da vegetação era realizada, comprovando o total descaso do poder público com a sociedade.

Podemos analisar sobre a Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida na escola de Chicago por James Q. Wilson e George Kelling, que esclarece, se uma janela de um prédio for quebrada e não for reparada, a tendência é que vândalos passem a arremessar pedras nas outras janelas e posteriormente passem a ocupar o edifício e destruí-lo, o que quer dizer que a desordem gera desordem, assim, um comportamento antissocial pode dar origem a vários delitos. 

Como também, sobre a ótica da teoria ecológica, podemos perceber que alguns locais facilitam a prática do crime, como os abandonados, mal iluminados, o que pode gerar ao delinquente uma sensação de que outras pessoas não presenciariam o fato praticado.

Conseguimos observar, que de acordo com o texto, que havia um número alarmante de estupros praticados na área da 28ª AISP e o bairro de Santa Rita de Cássia seria um dos mais atingidos, crime este que se houvesse apenas iluminação pública seria facilmente prevenido.

No final do ano de 2014, a prefeitura realizou obras de pavimentação, e no início de 2015, instalou iluminação pública na localidade, trazendo considerável melhora para moradores e comerciantes, que agora poderiam trafegar durante o período noturno, sem receio de sofrerem algum tipo de violência.

 A teoria social analisa e interpreta fenômenos sociais tais como o da criminalidade, segundo a teoria ecológica, compreende-se portanto que, alguns locais facilitam a prática do crime, como locais abandonados, mal iluminados, o que pode dar ao delinquente uma sensação de que outras pessoas não presenciarão o delito praticado.

 O fator criminológico recai em vários motivos, como predisposições pessoais, forças socializantes, e, ainda, arranjos institucionais de diversas naturezas.

Do ponto de vista da elaboração de políticas públicas, esse tipo de resultado pode ou não ter eficácia, uma vez que pode apontar elementos que não estão sobre o controle do Estado, ou, onde a intervenção dele pode não ser desejável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com