TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de livro mundo de sofia

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO O MUNDO DE SOFIA?

Sofia Amundsen: uma garota de quase quinze anos com cabelos lisos e pretos. É inteligente, curiosa e interessada na busca pelo saber , vive na Noruega, mora com sua mãe, o seu gato Sherekan, seu peixe-dourado e uma tartaruga. O seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano .

Sofia Amundsen estava voltando da escola com sua amiga em um dia completamente normal, até que quando chega a sua casa se depara com uma pequena carta na caixa de correios, destinada a ela. Na carta só estava escrito: “Quem é você?”, e não havia remetente. E então as correspondências começaram a ficar frequentes, e, além das perguntas, o autor desconhecido passou a enviar lições de filosofia, deixando a menina ainda mais curiosa e fazendo-a aprender coisas que nunca aprendera na escola. Então, com o tempo, surgiram vestígios do tal professor misterioso, e Sofia acabou por conhecê-lo. Alberto Knox mandava a ela textos sobre os filósofos da natureza, Sócrates, Aristóteles, Platão, e muitos outros, explicando os fundamentos das ideias de cada um. Para ensinar a Sofia sobre a Idade Média, Alberto a encontrou em uma Igreja e, a partir de então, suas aulas começou a ser dadas pessoalmente. Simultaneamente ao curso de filosofia, Sofia recebia frequentemente cartões-postais vindos do Líbano para serem entregues a Hilde Møller Knag, a filha do remetente, que deu a entender que trabalhava na ONU e em breve voltaria para ver Hilde. Os cartões pareciam cada vez mais estranhos a Sofia, e se não bastasse, começou a aparecer estranhos objetos. A mãe de Sofia e sua amiga, Jorunn, até aquele momento, não entendiam o que se passava com ela, que se tornava tão misteriosa quanto seu professor. Chega o dia do aniversário de Sofia, 15 de junho de 1990, que, coincidentemente era também o dia do aniversário de Hilde, o que era do conhecimento de Sofia, devido aos cartões-postais. Então Hilde acorda e percebe que há um grande pacote em cima do criado-mudo. Ela abre o presente e vê que é um grande fichário enviado por seu pai. A princípio Hilde não entende o sentido daquele presente, mas, então, começa a ler o que seria um grande livro, escrito por seu próprio pai, Albert Møller Knag. Curiosamente, o livro trata de Sofia e Alberto, e traz consigo toda a história da filosofia, fazendo Hilde se interessar pelo assunto, assim como aconteceu com Sofia. O Renascimento, o Barroco, Iluminismo, o Romantismo, foram períodos abordados no livro de Hilde, além dos grandes filósofos, pensadores e figuras que contribuíram para a história da filosofia, como Descartes, Spinoza, Locke, Kant, Marx, Darwin, Freud, etc. A esta altura, Sofia e Alberto já tinham chegado à conclusão de que eram apenas pensamentos vindos de Albert Knag, e que não podiam tomar suas próprias decisões, pois não passavam de personagens para a grande história da filosofia escrita para Hilde como presente de aniversário. Com isso, Alberto começa a planejar uma fuga do livro, que aconteceria na festa de aniversário de Sofia. Quando o dia é chegado, o professor põe o plano em ação, começando por declarar a todos os

convidados da festa que tudo aquilo que estavam vivendo era uma história escrita por um homem que desejava dar um grande livro à sua filha. Algumas das pessoas presentes começam a discutir com Alberto alegando que esta ideia seria um absurdo, e, enquanto a festa está indo por água abaixo, Sofia e Alberto aproveitam a distração do escritor e fogem de toda a história. Quando finalmente chegam para o encontro com Hilde e Albert, no dia em que ele volta do Líbano, encontram-se impossibilitados de se comunicarem com ambos, pois de fato são personagens de um livro, e, portanto, não existem. Porém Hilde e Alberto parecem sentir a presença dos dois, enquanto conversam sobre o universo, dando continuidade ao extenso curso de filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com