TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Processo Pensão Avoenga

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO CIVIL 4

Avalição pontuada

Docente:.

Discente:.

Salvador

2020

Sabe-se que a pensão alimentícia trata-se de uma subsistência paga a uma pessoa que tem o objetivo de suprir algumas necessidades como: moradia, educação, alimentação, que é dada a ex-cônjuge, pai / mãe para até completar a sua maior idade, caso estes não consigam pagar por motivo de desemprego ou se os pais forem menores pode-se os avós responsabilizarem por isso. É um direito imprescritível que pode ser pedido a qualquer momento.

No caso em questão, a pensão avoenga é descrita em lei, é quando os avós passam a “bancar” todo o custeio da criança sendo eles os responsáveis por ela. Em outras palavras, os avos podem ser chamados para auxiliar ou suprir o não pagamento dos pais. Mas isso só é possível, caso esgote todas as tentativas e possibilidade de execução dos devedores principais.

Posto que em uma de suas decisões, o Ministro do STJ, Luís Felipe Salomão salientou que “a responsabilidade dos avós é sucessiva e complementar, quando demonstrada a insuficiência de recursos dos pais. Na prática, isso significa que os avós, e até mesmo os bisavós, caso vivos, podem ser réus em ação de pensão alimentar, dependendo das circunstâncias." (STJ, 2016).

Isto posto, o pagamento dos alimentos pelos avós paternos e maternos, é avaliado conforme o cacife de cada um, quem tiver mais, paga mais e quem tiver menos, paga menos.

Contudo, os avós que têm um carinho com os netos, sem ligar com as responsabilidades, no futuro caso precise poderá ter a obrigação de cumprir o custeio de alimentos para o neto. Outrossim, é importante salientar que os avós em caso de inadimplemento também podem sofrer prisão civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com