TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Caso das Cooperativas de Crédito: O futuro da instituição de financeira cooperativa

Por:   •  2/11/2019  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Resenha do caso das cooperativas de Crédito: O futuro da instituição de financeira cooperativa

Aluna: Isadora Castelo Branco Solon Costa

Trabalho da disciplina: Teoria Geral do Direito Tributário

Tutor: Professora Carolina Barboza Lima Barrocas

Fortaleza-CE

2019

[pic 2]

I. Caso de Harvard sobre as Cooperativas de Crédito

O presente caso analisa dentro da perspectiva da Teoria Geral do Direito a definição, o histórico, classificações, características, principais divergências entre os regimes adotados pelas Cooperativas de Créditos e Bancos e o papel destas dentro do cenário econômico atual.  Ademais, esclarece sob a concepção do regime tributário geral, a justificativa para a isenção em relação aos tributos federais e estudais atribuídas as Cooperativas de Crédito, perfazendo uma conexão entre o reflexo da sua utilização entre pessoas de classe médio-baixa e sua influencia direta no crescimento da economia.

II. Referencia

POZEN, Robert C. e HOU Grace. Cooperativa de crédito: o futuro da instituição financeira cooperativa. Harvard Business School.

III. Resenha

As cooperativas de crédito surgiram em 1909, nos Estados Unidos com o intuito primordial de proporcionar um apoio financeiro aos imigrantes que não conseguiam suporte necessário dos bancos para realizar suas operações mais básicas.

 Nesse contexto, começaram a surgir essas associações de pessoas com interesse em comum, sem fins lucrativos, que ingressaram voluntariamente na qualidade de sócios, com intuito de realizar movimentações financeiras sem o suporte de grandes bancos e consequentemente se esquivando das altas taxas e juros aplicados por estas companhias de maior porte.

Atualmente, restou claro através de pesquisas o quanto o modelo de funcionamento dessas associações é positivo para o crescimento a economia, tendo em vista que a atuação das Cooperativas de Crédito possibilitou as classes média-baixa realizar de forma mais flexível suas movimentações financeiras através das condições mais simples e menos onerosas.

Portanto, resta claro a vantagem da criação das aludidas Cooperativas de Crédito para a população em geral e para a economia de um país, haja vista que se tornou uma alternativa financeira mais vantajosa e juridicamente segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com