TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Direito Internacional

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.246 Palavras (25 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 25

DIREITO DOS TRATADOS (Tem como principal marco normativo a Convenção de Viana sobre direito dos tratados de 1969 – este documento só passou a ter força de norma escrito, no Brasil, em 2009, antes disso era aplicada como um costume internacional)

Conceito Tratado: Por “tratado” entende-se um acordo internacional regido pelo direito internacional e celebrado por escrito:

i) Entre um ou vários Estados e uma ou várias organizações internacionais; ou

ii) Entre organizações internacionais, quer esse acordo conste de um instrumento único ou de dois ou mais instrumentos conexos e qualquer que seja a sua denominação particular;

Princípios que regem o acordo entre os Estados: o do respeito ao acordado (pacta sunt servanda), do livre consentimento e o da boa-fé das Partes contratantes. 

Nomenclatura (denominações): Esse tipo de documento não possui uma denominação específica, podendo a ele ser atribuído qualquer título, como convenção ou tratado.

      São denominações mais comuns:

  1. Convenção: costuma ser multilateral, participando um número considerável de países, e dispõe sobre temas complexos e de interesse geral;
  2. Acordo: usualmente bilateral ou plurilateral.
  3. Protocolo: apresenta-se como um acessório a um tratado principal.
  4. Memorando de entendimento: designa documentos sobre temas técnicos ou específicos.
  5. Carta ou Constituição: atine aos tratados constitutivos das organizações internacionais.
  6. Tratado: são atos solenes que versam sobre assuntos de interesse global ou regionais.

EXCEÇÃO: As Concordatas são espécies de tratados celebrados entre Estados e o Vaticano, sendo a ÚNICA DENOMINAÇÃO cabível nesse caso. Ressalta-se que as concordatas não são aceitas no BRASIL, uma vez que aqui há a separação entre a Igreja e o Estado, não podendo ser acordado qualquer tratamento especial ou mais vantajoso aos membros de determinada religião.

Validade dos Tratados: Um tratado deve ostentar as condições mínimas de validade, quais sejam: Capacidade das partes celebrantes, habilitação dos agentes signatários, consentimento livre e mútuo, formalidade e objeto lícito e possível.

Classificação:

  1. Quanto ao número de partes:

Bilateral: Quando é firmado entre duas pessoas jurídicas de Direito Internacional. Versam sobre matérias específicas entre as partes, como fronteira, bitributação, extradição, cooperação judiciária.

Multilateral: Quando é firmado entre três ou mais pessoas jurídicas de Direito Internacional. Versam sobre matérias que possam ter aplicação universal, exemplo, sobre Direitos Humanos.

  1. Quanto à abertura a terceiros:

Abertos: São aqueles acessíveis a outros Estados; possuem cláusula de adesão.

Fechados: São aqueles realizados somente entre as partes, não são acessíveis a outros Estados;

Semi-abertos: abertos somente a alguns países específicos;

  1. Quanto ao procedimento (solenidade):

De forma solene (ou tratados em sentido estrito): São aqueles que precisam de assinatura e ratificação, ou seja, possuem mais de uma fase;

De forma simplificada (ou acordos em forma simplificada): São aqueles que a mera assinatura já lhe da validade, tendo apenas uma fase.

  1. Quanto à matéria:

Tratados Gerais: estabelecem uma regulação aplicável a uma generalidade de matérias.

Tratados especiais: se destinam a versar especificadamente um aspecto material.

  1. Quanto à natureza do objeto (ou quanto ao efeito que produzem):

Normativos (tratado-lei): produzem norma de conduta para as partes, estabelecendo direitos e deveres entre eles.

Contratuais (tratados-contrato): resultam num negócio jurídico, disciplinando matérias de interesse específico entre as partes, ex: cessão de território.

Procedimento de celebração dos tratados:

  1. 1ª Fase: O processo de formação tem seu início com as Negociações Preliminares. Podem participar delas o Presidente, o Ministro das Relações Exteriores, o Chefe das Missões diplomáticas ou qualquer pessoa que possua a carta de plenos poderes. É Nessa fase que será elaborado e discutido o texto do tratado. Essa fase se encerra com a elaboração do texto final que deverá ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos presentes – em alguns casos precisa haver unanimide. Com a elaboração do texto final e sua respectiva aprovação, acontece a ADOÇÃO do texto, momento que antecede a assinatura. (BRASIL – Aqui o texto, antes de ser assinado, deve ser submetido à apreciação de dois órgãos do Itamaraty : CJI (Consultoria Jurídica do Itamaraty) e DAÍ (Divisão de Atos Internacionais), que analisarão o aspecto jurídico e processual do tratado, respectivamente). Após a adoção, ocorrerá a ASSINATURA do tratado que encerrará as negociações, expressando o consentimento do Estado de aderir ao pactuado, ficando proibida qualquer alteração do texto final, podendo as partes, contudo, apresentarem reservas ao texto. Contudo, a assinatura não vincula o Estado, apenas demonstrando a vontade deste em aceitar o conteúdo negociado. Destarte, a assinatura somente encerra a primeira fase do processo (Negociações Preliminares + Adoção + Assinatura)

  1. 2ª Fase: Uma vez assinado o tratado ele será analisado pelo Parlamento/ Poder Legislativo (não é obrigatório), que o aprovará e ratificará se assim desejar. Conceitua-se ratificação como o ato pelo qual um Estado estabelece no plano internacional o seu consentimento em obrigar-se por um tratado. (BRASIL- o art. 49, I da CF, diz que o tratado será analisado pelo Congresso Nacional que resolverá, definitivamente, se ele será aprovado ou não, repassando-o ao Presidente da República para ser ratificado). A ratificação se consuma com a comunicação formal que uma parte faz à outra de que aceitou obrigar-se definitivamente. Tal comunicação se materializa mediante a expedição de um documento chamado Carta de Ratificação, assinada pelo Chefe de Estado e Referendada pelo Ministro das Relações Exteriores. Portanto, a entrada em vigor do tratado dá-se por meio da troca ou depósito dos instrumentos de ratificação em Estado ou órgão que assuma a sua custódia (ONU, OEA), cuja notícia o depositário dará aos demais pactuantes (publicação).

CARACTERÍSTICAS DA RATIFICAÇÃO: Ato externo e de governo
A ratificação é ato jurídico eminentemente externo e de governo, levado a efeito pelas estritas regras do direito internacional público, não havendo que se falar, por isso, em ratificação de direito interno, como querendo significar a aprovação pelo Poder Legislativo ao tratado internacional ou a promulgação do mesmo internamente. Ato expresso: A ratificação deve ser sempre manifestada de forma expressa, não se admitindo que ato de tamanha relevância possa ser entendido de forma tácita. A escritura de ratificação tem que ser depositada, para registro e publicação, no secretariado das Organizações das Nações Unidas (ONU). Se não registrar, não significa que o tratado não vale. No entanto, a Carta da ONU, no parágrafo 2º, do art. 102 prevê uma sanção. O Estado que não registrar não poderá invocá-lo perante os órgãos da ONU, em caso de controvérsia com outro Estado. Ato Político e circunstancial:  A ratificação pode ou não ocorrer, dependendo das circunstâncias, do momento político, do panorama internacional.  É regra geral de que a ratificação não tem prazos gerais para sua aprovação. Ato discricionário: 
A ratificação é ato administrativo (ato unilateral de governo), pautado pelos critérios de conveniência e oportunidade. Portanto, é ato discricionário do Chefe de Estado que atentará para os critérios de conveniência e oportunidade para confirmação ou não do tratado. Ato irretroativo: A ratificação, a menos que o tratado expressamente disponha de outra forma, não tem efeitos retroativos. Os efeitos, em regra, são “ex nunc”. Ato irretratável: A ratificação é irretratável, não podendo mais voltar atrás. O Estado Não poderá se retirar do tratado. Só pelo instrumento da denúncia quando esta é permitida. Possibilidade de ratificação condicional: Existe estipulado em alguns tratados a chamada ratificação condicional, quando se exige certo quorum mínimo de ratificações ou adesões para sua entrada em vigor no plano internacional. Adesão: Se o Estado não participou das negociações do tratado, nem tampou o assinou, mas mesmo assim deseja dele se tornar parte, poderá fazê-lo por meio da chamada adesão (ou aceitação), se as partes originárias do acordo houverem previsto essa possibilidade, ou seja, se o tratado é aberto. Em outras palavras, a adesão consiste na manifestação unilateral de vontade do Estado que exprime ex post facto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (360 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com