TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo recurso humanos questões

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

1)Evolução da área de RH

Gestão de pessoas: As pessoas são vistas como parceiros, como o capital mais importante da organização; o capital intelectual X Gestão de recursos humanos: Visão restritiva, percepção das pessoas como recursos da empresa (similar aos financeiros, materiais)

Épocas marcantes para o rh: 2ª fase – Vargas (Criação do ministério do trabalho/CLT/Carteira profissional).

4ª fase – reconhecimento da profissão do administrador, antes era curso técnico. Crescimento área RH (cargos, salários, benefícios)

6ª fase – plano real (planos e metas traçados pela diretoria da empresa). Abertura do Brasil para capital externo (demissão de empregados) e para globalização.

2) Comunicar é fazer-se entender. A comunicação tem de elementos: o emissor, o codificador, mensagem, o canal, decodificador e o receptor. Então a comunicação só é eficaz quando o que o receptor compreende coincide com o que foi pretendido pelo emissor. É importante saber ouvir (boato é uma falta de comunicação).

Barreiras de comunicação (falta de clareza, desinteresse, diferença de idade, barulho)

Assédio é insistência, perseguição ou sugestão constante em relação a alguém. O rh tem o papel de nos “socorrer/abrigar”, é o setor, o responsável a qual devemos correr em casos de assédio dentro da empresa. (algumas empresas tem terceirizadas com esse propósito).

3) Motivação é intrínseca, é algo interno,está dentro de nós, ninguém motiva ninguém. (desejos/impulsos/necessidades).

Ciclo motivacional:  As necessidades (são disparadoras da motivação) geram tensões, que geram um desequilíbrio fazendo com que o indivíduo tome uma ação para retomar o equilíbrio.

Teorias: -Maslow: o indivíduo se motiva a medida que supera suas necessidades. Em formato de pirâmide, as necessidades são divididas em 5 níveis, de baixo para cima de acordo com sua importância. Não tem como subir de nível sem atingir, sem se considerar satisfeito com o nível antescedente. Em ordem crescente: Necessidades Fisiológicas (sede, fome, sono); Necessidades de Segurança (proteção contra ameaças externas); Necessidades Socias (procura se sentir parte de algo, aceitação); Necessidades de Autoestima (como o indivíduo se enxerga, ego, status, reputação); e Necessidades de Auto Realização (sucesso pessoal). Porém Maslow não considerou que as pessoas são diferentes (culturas e gostos).

- Herzberg: apenas o trabalho e os fatores que estão ligados de forma direta a ele podem motivar as pessoas. Para ele há dois fatores para alcançar a motivação. Fatores higiênicos (extrínsecos): estão no ambiente e são controlados pela organização, se estes não forem alcançados podem causar insatisfação, por exemplo, salário. Fatores motivacionais (intrínsecos): Presentes dentro do próprio indivíduo, como exemplo, envolvem sua vontade de crescimento individual e profissional e a auto realização que são gerados por suas ações.

 -Teoria da expectativa: Relaciona desempenho com recompensa. (virar a noite estudando; você vai se dar bem na prova, se não, você não fará isso)

4) Liderança (não existe líder positivo ou negativo). Capacidade de exercer influência sobre outros indivíduos ou grupos.

Teorias: -Traços de personalidade: exerceria influência quem nascesse com determinadas características marcantes de personalidade. Físicos (força, aparência), Sociais (comunicativo, habilidades administrativas), Intelectuais (QI, auto confiança). (ponto falho: ignora a influência e reação de seus subordinados)

-Teoria dos estilos: Estilos de comportamento adotados pelo líder -  Autocrático (manda quem pode), Democrático (busca participação), Laissez Faire (deixa como está para ver como fica).

-Teoria situacional ou contingencial: assumir papeis diferentes de acordo com a situação.Esse líder faz as pessoas participarem, delega responsabilidades e recompensa.Formado por um tripé: Líder (autoridade formal e de ersonalidade), Seguidores (questão dos interesses), situação (cultura organizacional e clima psicológico).

5)Recrutamento é atrair, abastecer processos de seleção. O ”start” do processo é a emissão do documento RP; a Requisição de pessoal.

Mercado: de trabalho (representa as empresas), de rh (as pessoas aptas), mão de obra (parte do mercado de rh:s/ qualificação)

Absenteísmo: faltas e atrasos no serviço medido em %

Turnover (rotatividade): nº entrada (admissão) e saída (desligamento) de funcionários medido em %

Fontes de recrutamento (aonde vou desenvolver minhas técnicas de recrutamento).

Tipos: - Consultorias de outplacement: atendem pessoas jurídicas, relocação de profissionais que serão desigados ou estão em processo de desligamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com