TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO "O RECURSO", DE JOHN GRISHAM

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 4

 CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI[pic 1]

ACADÊMICO: EDUARDO RODNISKI

PROF ª. CASSIANE DAGANI

DIREITO 1.5

RESUMO DO LIVRO "O RECURSO", DE JOHN GRISHAM

A estória se passa na pequena cidade de Bowmore, no estado do Mississipi, onde de forma proposital e irresponsável a empresa Krane Chemical Corporation, uma grande empresa química de Nova York que acabara de se instalar na cidade, causou um grande acidente ambiental, despejando resíduos de seus produtos (altamente cancerígenos) no solo, contaminado a água da pequena cidade, com o consentimento do prefeito e da Agência de Proteção Ambiental, subornados pela empresa. Os habitantes notaram a diferença no odor e no sabor da água, mas sem alternativa, consumiram  a mesma. Por esse motivo, uma grande incidência de câncer tomou conta da cidade, recebendo o titulo de "Cancer County". O câncer ceifou a vida de várias pessoas, dentre elas marido e filho de Jeannette Baker.

A advocacia Payton & Payton, formada por Mary Grace, esposa de Western Payton, assumiu o caso de Jeannette Baker, e ingressou com uma ação em nome da mesma contra a empresa. O casal Mary Grace  e Western Payton levavam uma vida moderadamente rica,  porém, sua tranquilidade financeira é abalada por um financiamento de 400 mil dólares utilizado no custeamento do júri que durou 4 meses., sendo este presidido pelo juiz Harrison, que culminou a sentença em favor de Jeannette Baker, condenado a empresa ao pagamento de  3 milhões por morte criminosa e 38 milhões como indenização punitiva, oque  faria com que valor das ações da empresa na bolsa de valores despenca-se. Logicamente a empresa recorre à Suprema Corte do Mississipi, onde nove juízes decidirão se vão confirmar ou revogar a sentença.

Durante esse lapso de tempo entre a sentença e o recebimento da apelação houve eleições para o poder judiciário( Nos EUA os cargos de juízes, são cargos eletivos, diferentemente do Brasil que são preenchidos por concursos) momento esse que a empresa dirigida pelo chefe executivo Carl Trudeu, recebe uma ligação do Senador Hudd, que lhe indicou Barry Rinehart. Através de Barry Rinehart, Carl Trudeu tomou conhecimento de Tony Zachary proprietário de uma empresa que trabalha de forma sigilosa, especializada em eleger juízes da suprema corte de estados de forma ilegal, depois da negociação os mesmos fecham negócio no valor de 8 milhões.

Carl Trudeau pretende atacar uma juíza (Sheila) considerada liberal para colocar em seu lugar um jovem advogado, Ron Fisk, honesto porém sem experiência politica. Pouco antes de encerrado o prazo para inscrições das eleições, a campanha de Ron Fisk é lançada, inteiramente manipulada por Barry Rinehart.

Isso fez com que a juíza Sheila fosse pega de surpresa, tendo sua campanha coordenada de ultima hora por Nat Lester( advogado). Além de dirigir a campanha, também  arrecadou fundos para custear a mesma, todas de forma  lícita. O que não ocorreu pelo lado de Ron, um homem de reputação ilibada, porém, aos poucos deixou-se ser corrompido pelo sistema, realizando acusações sem sentido, além de manipular a opinião dos eleitores contra Sheila.

Esta porém debatia de maneira veemente, sempre  justificando que as alegações de Ron careciam de  contexto. A juíza ganhou pontos na campanha quando um falso casal homossexual chamado Meyerche e Spano, da cidade de Nova Yorque, dotados de  todos os requisitos para se tornarem residentes do Mississipi, pediram a validação do casamento o que na região, era repudiado. Nat Laster, com o apoio de estudantes de Direito da localidade indignados com a situação, descobre a farsa e, divulga o caso à um repórter de Nova Iorque que estava na região para cobrir uma reportagem sobre a disputa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com