TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Recurso Ordinário

Por:   •  18/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

1)        RECURSO ORDINÁRIO: lembra a apelação.

Cabimento: regra geral - decisões definitivas (com resolução de mérito) ou terminativa (sem resolução). Exceção – acórdão definitivo ou terminativo do TRT quando julgou como competência originária (TST – 2º grau); decisão interlocutória for terminativa de feito (juiz acolhe exceção de incompetência para Vara de outro TRT - S. 214 TST); acolher preliminar de incompetência absoluta da JT e mandar o processo para a JC ou JF (799, P. 2º); decisão que homologa acordo na fase de conhecimento é irrecorrível para as parte (cabe ar), mas não para a União que pode recorrer se não concordar com a discriminação das verbas (art. 832, p.5) *se for na fase de execução - AP.

Pode ser usado na hipótese de fungibilidade (embargos de terceiros).

Abrange toda matéria fática e jurídica, mas não pode inovar no recurso (exceto: prescrição sum. 153). Possui efeito devolutivo em profundidade (devolve tudo ao Tribunal, mesmo aquilo não renovado em contrarrazões + permite iniciar a execução provisória *s 393 TST)..

Prazo 8d.

Simples petição x 1010 CPC = S. 422 TST. RO (e qualquer recurso) para TST precisa fundamentação jurídica, aplicando o 1010. Se for para TRT vale a simples petição. Quando fundamentação estiver dissociada do fundamento da sentença não conhece o recurso. Jus postulandi - precisa de advogado para recorrer ao TST por causa da necessidade de fundamentação.

Rito sumaríssimo: igual ao do ordinário, o que muda é o rito especial (895, p. 1º). Normal: vai para relator - vai para revisor - vai para MP - volta relator - julgamento. Sumaríssimo: relator - julgamento - certidão de julgamento (leva pronto a proposta fazendo a decisão na própria sessão). Além disso, não tem RO no rito sumaríssimo de ação originária do TST pois esse rito só julga litígios individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com