TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Processo Civil

Por:   •  19/2/2020  •  Abstract  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

Tutela Provisória

(antecipação de um provimento jurisdicional)

Tutela Provisória de Urgência: concedida quando houver elemntos que evidenciem a probabilidade do direito (fumus boni juris) e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (periculum in mora). Exemplo: senhora que necessita de medicamentos (receita do médico = direito) para não morrer (declaração do estado de saúde = perigo na demora).

É possível que o juiz exija caução para assegurar que a parte contrária não tenha qualquer prejuízo em caso de modificação ou revogação. Porém, caso a parte litigante seja economicamente hipossuficiente, está dispensada a garantia

Cabe o princípio da fungibilidade por ser difícil distinguir se o caso contempla Tutela Antecipada ou Cautelar.

- Antecipada: antecipação do provimento jurisdicional fim, sendo falsa a impressão de que aquela decisão faz coisa julgada, logo, precisará de todo trâmite processual para sua conversão em tutela definitiva. Chegar ao final da demanda sem que haja o devido processo legal, contraditório e ampla defesa, pode ferir preceitos constitucionais.

-  Cautelar: busca resgardar o direito do autor para que este possa receber ao final do processo, resguardando o direito material do demandante, com o objetivo de proteger bens, pessoas ou provas, sem que resolva o mérito da questão.

Pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito.  

a) Arresto: ação tiver um viés patrimonial e aquele obrigado a pagar não ter mais nenhum bem para satisfazer o resultado útil da demanda. O arresto visa garantir o resultado prático da ação pleiteada (estar se desfazendo do patrimônio, prejudicando a liquidação da ação).

b) Sequestro: disputa de bens certos, ou seja, bens que se conhece integralmente, onde se ocorre a vinda de um terceiro para ser o depositário dos bens em disputa, para prevenir eventuais desvios dos bens. Não se entra no mérito, mas garante o resulto útil da ação.

c) Arrolamento de bens: parecido com o sequestro de bens, entretanto nesta situação não se sabe integralmente de quais bens que se trata. É bastante usado em ações de dissolução de empresas, servindo para dar resulto útil ao processo.

d) Protesto contra alienação de bens: fraude à execução, já tem uma ação proposta e o sujeito aliena os bens (Ação Paulina). Fraude contra credores, ainda não há ação mas o sujeito já é credora e se tem a percepção que o sujeito está se desfazendo dos bens (terceiro de boa fé). É uma forma de alardear algo que uma pessoa poderia usar como defesa e não pode mais.

* Antecedente: somente na Tutela Provisória de Urgência, requerida antes do processo principal, permitindo que seja formulada em petição inicial incompleta que será aditado posteriormente.

*  Incidental: previstas na Tutela Provisória de Urgência e de Evidência, requerida no processo principal.

Tutela de Evidência: concedida independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo. Forma de liquidar o processo rapidamente e as vezes nem se tem urgência, sendo prevista nas seguintes hipóteses:

I - abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte

II – matéria de direito com tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmulas vinculantes

III – pedido reipersecutório fundado em prova documental do contrato de depósito

IV – não oposição de prova pelo réu capaz de gerar dúvida quanto aos documentos juntados com a petição inicial

AÇÃO POSSESÓRIA

Proteção à posse, permitindo ao possuidor a defesa de duas maneiras: autotutela e pela heterotutela (ações possessórias).

Esbulho: há uma invasão e o possuidor é expulso.

Ação de Reintegração de Posse: recuperar posse perdida em razão de violência, clandestinidade, ou precariedade e ainda pleitear indenização por perdas e danos.

Turbação: agressão à posse, mas sem desapossamento as vítimas. Por exemplo: o agressor destrói o muro do imóvel da vítima; ou ingressa frequentemente para roubar frutas ou objetos de dentro do imóvel.

Ação de Manutenção de Posse: compete ao possuidor contra quem venha perturbar a sua posse.

Ameaça: agressor manifesta a intenção de consumar a agressão.

Interdito Proibitório: é uma ordem judicial que visa repelir algum tipo de ameaça à posse de determinado possuidor, garantindo a ele a devida segurança para impedir que se concretize tal ameaça, acompanhada de pena ou castigo para a hipótese de falta de cumprimento dessa ordem.

Admite cumulação de pedidos possessórias aos pedidos de perdas e danos, indenização de frutos e inibição de novo esbulho ou turbação

MANDADO DE SEGURANÇA

É o instrumento processual constitucional posto ao dispor tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, para proteger direito líquido e certo, quando da prática de ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício do serviço público.

Segundo o entendimento do STF, trata-se de uma ação subsidiária, onde apenas caberá impetração quando o direito líquido e certo não for passível de proteção por habeas corpus ou habeas datas.

- preventivo: evitar a ocorrência de lesão iminente diante de ameaça de lesão.

- repressivo: afastar ato já ocorrido.

AÇÃO MONITÓRIA

Tem por finalidade a satisfação de obrigação prevista em documento escrito, mas sem eficácia de título executivo, seja por nãoe star contemplado no rol dos títulos executivos extrajudiciais ou por conter algum vício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com