TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Palestra do Mestrando Arthur Nébias (sobre art. 15 CPC)

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE

Disciplina: Processo Civil 2

Professor: Leonardo Carneiro da Cunha

Alunos: Lucas Barros Benjamin

Turma: N4

Resumo sobre palestra do mestrando Arthur Nébias (sobre art. 15 CPC)

O mestrando Arthur Nébias tem como tema de mestrado o art. 15 do CPC, aplicação do código aos processos administrativos. Tal artigo estabelece que “na ausência de normas que regulem processos eleitorais, trabalhistas ou administrativos, as disposições deste Código lhes serão aplicadas supletiva e subsidiariamente”. Nesse sentido, Nébias está pesquisando a repercussão desse dispositivo no âmbito dos processos administrativos, principalmente, nas esferas estaduais e municipais, tendo em vista que a aplicação do art. 15 do CPC na esfera federal é bem menos nebulosa, diante disso, é dado um maior enfoque nas duas esferas mencionadas anteriormente.

De acordo com Nébias, vivemos em um ambiente de multiplicidades de fontes normativas, sendo assim, torna-se necessário um diálogo entre essas fontes. Nesse sentido, o mestrando destaca os ensinamentos de Cláudia Lima Marques que sugere um modelo que possa coabitar de forma dialógica (sem a necessidade de uma norma excluir a outra) no ordenamento jurídico. Sendo assim, Marques propõe três modelos para a realização desse diálogo, que são: o primeiro é quando se utiliza uma norma jurídica ou uma lei como base conceitual para outra; o segundo é a complementação de uma norma por outra; já o terceiro modelo diz respeito a redefinição.  

É destacado na palestra a redação do art. 15 do CPC que em um mesmo dispositivo são colocadas duas aplicações diferentes causando, assim, uma confusão em alguns leitores, que acreditavam tratar-se de um mesmo tipo de aplicação, e não que as aplicações supletiva e subsidiariamente são diferentes. A aplicação subsidiaria pressupõe a existência de lacunas ou antinomias, enquanto a aplicação supletiva está relacionada a uma complementação, ou seja, trata-se de um reforço normativo a uma norma jurídica já existente. Sendo assim, podemos perceber a natureza distinta dessas aplicações, tal distinção justifica a crítica a redação do art. 15 do CPC, tendo em vista que quando estamos lidando com a aplicação supletiva não há a necessidade de autorização por parte dos entes locais.

É importante ressaltar a existência de consequenciais diferentes entre o processo disciplinar e procedimento comum, diante de tais distinções faz-se necessário que o interprete ao fazer a aplicação do CPC ao processo administrativo faça um juízo de adequação, caso isto não seja feito corre-se o risco de estar ameaçando a existência do processo administrativo a pretexto de aplicar o CPC, tendo em vista as diversas diferenças existentes entre os dois, um exemplo é a contagem do tempo processual em dias úteis, algo que não se adéqua em um processo administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (292 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com