TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre as Teorias da Ação

Por:   •  17/12/2018  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da Ação

        Ação é uma palavra que pode ser pode ser compreendida em vários sentidos, como um direito, uma pretensão, um poder ou como o exercício de um direito. “A ação é considerada como sendo o direito ao exercício da jurisdição ou a possibilidade de exigir sua atuação” (GRECO, 2015). E o uso desse direito é que possibilita o exercício da função jurisdicional, já que, pelo princípio da inércia, é necessária a sua provocação.

        Assim, o direito de ação figura como o direito à prestação da jurisdição, de forma imparcial, possuindo requisitos a serem cumpridos para o seu exercício, sendo, ainda, direito fundamental, estando previsto no Art. 5º, XXXV, da Constituição Federal. Tal previsão torna a ação uma garantia da tutela jurisdicional justa e efetiva, que permite à parte a possibilidade de obter proteção ao direito pretendido e, também, consagra o princípio da inafastabilidade da jurisdição, pois preceitua que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”.

        Tema bastante discutido na doutrina diz respeito à natureza da ação. Para tentar explica-la, surgiram, ao longo do tempo, diversas teorias que ajudaram na evolução dos estudos relacionados ao direito de ação e a compreender a posição adotada pelo atual Código de Processo Civil.

        Inicialmente, durante certo tempo, adotou-se a chamada Teoria Civilista, também conhecida como imanentista ou clássica, tendo Savigny como um dos seus principais defensores. Esta teoria considerava que ação não era nada mais do que a manifestação do próprio direito material, ajuizado diante de alguma violação. Logo, não havia separação entre direito material e direito de ação, sendo este, decorrente daquele. Contudo, após aprofundamento das discussões, pelos juristas alemães Windscheid e Muther, tal teoria restou superada, passando - se ao entendimento de que o direito disputado pelas partes e o direito de ação eram realidades diversas.

        Posteriormente, surgiu a teoria concreta da ação, a qual diferenciava o direito material do direito de ação, tornando, assim, o direito de ação autônomo, mas concreto à proteção jurídica. Para os defensores desta teoria, o direito de ação somente seria daquele litigante que obtivesse uma decisão justa favorável, com a consequente proteção do seu direito.

                

        Essas foram as principais teorias concretas da ação. Como forma de superá-las, surgiram teorias que tratavam o direito de ação como abstrato.

        A teoria da ação como direito abstrato e autônomo considera o direito de ação exercitado, independente da sentença favorável ou não ao autor, ou da existência ou ausência de determinado direito material. “Isso porque o direito de ação, de prestação da jurisdição, seria realizado mesmo que o autor seja considerado não detentor do direito material discutido”. (GRECO, 2015).

        Após, surge a Teoria Eclética de Liebman, que defendia que o direito de ação era o direito a um processo justo e ao julgamento do mérito, mesmo não garantindo ao autor o direito pretendido na demanda. Esta teoria condicionou o exercício do direito de ação ao preenchimento das chamadas condições da ação, quais sejam, a possibilidade jurídica do pedido, a legitimidade para a causa e o interesse de agir. Não haveria o direito de ação se ausente qualquer desse requisitos. O Código de Processo Civil de 1973 adotou a teoria eclética. Contudo, com a entrada em vigor do Novo Código de 2015, as condições da ação perdem um pouco da sua importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com